Um jardim vertical favorece os ambientes em diversos sentidos e vai além da estética, inclusive o aumento do bem-estar
ao trazer a natureza para perto. E é perfeito para quebrar a monotonia do cinza de grandes centros urbanos.
O jardim vertical se adapta a diversos ambientes, uma fachada de prédio ou um home office pequeno. Unindo harmonia, bem-estar e sofisticação.
Nada mais do que uma parede ou superfície com plantas, podendo ser de uma só espécie ou uma mescla de folhas e flores. A técnica vai além do natural, podendo utilizar plantas secas ou artificiais. Independente do tipo escolhido, as vantagens são múltiplas.
- Contribui para a produtividade, um estudo da universidade de Queensland, na Austrália, trouxe a informação de que as plantas no ambiente de trabalho aumenta o rendimento das pessoas em até 15%.
- Ajuda a amenizar a temperatura, se utilizado espécies naturais, o uso de ventiladores e ar condicionado podem ser reduzidos.
- Pode ser aplicado em qualquer espaço, paredes, muros e fachadas, móveis de madeira ou metal, sua imaginação e livre nesse momento.
- Melhora a qualidade do ar, por meio da fotossíntese, que utiliza gases poluentes e libera oxigênio, no caso de plantas naturais.
- Impacta no isolamento acústico, independentemente do tipo escolhido, tem a absorção de ondas sonoras como qualidade.
- Protege a parede da ação do clima, chuva e sol deixam de ser problemas quando se trata de paredes externas e fachadas.
- Favorece a umidade do ar, plantas naturais favorecem uma melhora significativa da qualidade do ar.
- Requer poucos cuidados, já que são utilizadas especies resistente ou artificiais.
- Destaca espaços desvalorizados, dando destaque e uma nova cara ao ambiente que se apresenta.
- Aumento de bem-estar, a utilização de plantas no ambiente faz uma conexão com a natureza que aumenta o nível de bem-estar dos usuários do ambiente.
A seguir, veja uma galeria de ideia e inspirações para você aplicar o jardim vertical ao seu ambiente.