Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Você conhece o lambe-lambe?  Provavelmente você já passou por algum cartaz colado nos postes das cidades com os mais diversos tipos de anúncios. Essa técnica de colagem é conhecida como lambe-lambe, é feita com uma mistura de cola branca com água.

Essa técnica começou a aparecer no século XIX com surgimento da impressão em grande escala, durante a história esse meio comunicação foi utilizado para vender produtos, espetáculos, protestos e ideologias. Até os dias atuais é possível ver esses cartazes colados nas cidades. 

Foto: Divulgação

Ultimamente essa técnica passou a ser utilizada como decoração em festivais de músicas e até em decoração de ambientes internos.  Com um foco mais industrial, os cartazes possuem todo o tipo de arte, fotografias e frases diversas. 

Foto: Divulgação

Mesmo com características industriais, nada impede de utilizar o lambe-lambe em ambientes mais clássicos e minimalistas. Nesses casos, o contraste criado pela composição dos cartazes com outros elementos é que vai trazer a originalidade e chamar atenção para o seu projeto.

Caso o fato de “uma parede cheia de pôsteres” te cause algum incômodo, é possível utilizar da técnica de aplicação com imagens menores e com recortes orgânicos.

Foto: Divulgação

O cuidado fica apensas para não utilizá-los em áreas molhadas ou áreas externas que fiquem muito exposta à chuva, já que molhar os cartazes reduzirá drasticamente na sua durabilidade. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.