Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Caracterizado como o futuro, o metaverso está cada vez mais presente nos assuntos da atualidade. 

Basicamente é um universo virtual onde grandes marcas estão investindo na criação de um novo ambiente virtual, que busca recriar um novo mundo combinando tecnologias com o uso da internet. No metaverso traz promessas para substituirmos as experiências 2D por um mundo 3D com potencial para mudar a forma que vivemos, nos relacionamos e como trabalhamos. 

Os usuários são responsáveis pela cocriação dos espaços digitais do metaverso e por caracterizá-lo por um espaço de socialização para além do mundo real. 

Foto: Divulgação

No mundo real a arquitetura é uma das principais responsáveis por materializar e dar forma a nossos sonhos, ideias e é responsável pela boa execução do projeto. Nos espaços virtuais, não seria diferente é necessário que um arquiteto projete esse novo ambiente.

Foto: Divulgação

Cada vez mais os ativos digitais estão ganhando mais espaços, protegidos por blockchain e NFT. Esses ativos vêm movimentando bilhões de dólares. Criados digitalmente e rastreados como únicas. 

O que garante a integridade e o valor dos ativos digitais é a criptografia, ou seja, a transformação das informações e dados em um código que precisa ser gerado em uma ponta e traduzido em outra. Tornando real a experiência de leilões em ambientes virtuais e também possibilitando a que pessoas reais possam exibir suas coleções de itens digitais, visitem marcos arquitetônicos, participem de eventos e vivam uma vida completa por meio de um avatar. 

Foto: Divulgação

Unindo as informações, arquitetos e designers podem criar ativos digitais como móveis, esculturas, edificações, texturas, cidades, projetos arquitetônicos, produzidos e comercializados em ambientes virtuais por meio de leilões utilizando NFT.  

Uma pergunta que você deve estar fazendo é: Como criar para o metaverso?

Cada vez mais os programas de modelagem digital ou de desenhos arquitetônicos ganham força, como o CAD e o BIM que permite testar projetos antes de executar. 

Nesse caso a ideia não é tornar real o projeto realizado em softwares, mas manter no digital e acessível aos usuários e pessoas do metaverso. Com a possibilidade de superação de alguns parâmetros e limites da construção civil. 

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.