Foto: Ana Helena Lima
Foto: Ana Helena Lima

A redução no tamanho das residências acompanha o desenvolvimento urbano bem como a uma mudança de comportamento. Porém tem surgido imóveis cada vez mais compactos, de até 50 m², as chamadas mini houses.

Esse novo conceito de moradia atende em especial um público que preza por um estilo de vida minimalista. Traz como desafio permitir todas as atividades domésticas sem comprometer a qualidade de vida dos usuários.

Com 37 m², o Apê Paulista projetado pelo escritório Weiss Arquitetura para a CasaCor São Paulo deste ano segue o conceito de mini house.

“Cores, texturas, estampas e formas coexistem e mostram que mesmo em 37m2, é possível ter aconchego, arte e repertório.”

Diversos detalhes no décor e na produção compõe o projeto, assim desmistificando um preconceito de que o uso de diferentes texturas deixa ambientes de pequenas dimensões com aspecto bagunçado.

Para garantir a maior funcionalidade do lar e acomodar diversas funções, os arquitetos desenvolveram uma estante que abriga dentro dela closet, cristaleira, geladeira, sala de jantar e, escondido, até um banheiro.

“Além de ter cumprir todos esses objetivos, ela [a estante] virou um ponto focal do estúdio, pois ocupa uma parede inteira e tem uma cor forte; deixando todo o resto do ambiente mais livre”, descreve o escritório.

“A ilha é o coração do estúdio. Tudo acontece ao redor dela. E essa foi justamente a intenção deste layout, dar ao apartamento um eixo central de circulação”, acrescenta.

Veja mais imagens do projeto

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.