Foto: Freepik
Foto: Freepik

Ter a casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros segundo levantamento da plataforma QuintoAndar com o Datafolha. Para garantir que seja feito um bom negócio, o comprador deve estar atento a alguns aspectos que vão além do valor e das condições de pagamento.

Devem ser analisados minuciosamente questões como seu próprio estilo de vida, estrutura familiar (e possíveis mudanças nos anos seguintes), localização, documentação e mais detalhes.

Se você faz parte desse grupo que pretende adquirir um empreendimento, seja casa ou apartamento, confira esta lista que o Momento Décor preparou com o que você deve avaliar antes de comprar um imóvel:

Estilo de vida

A estrutura do imóvel deve comportar todas as atividades que você pretende realizar nele. O seu lar é apenas um local para descanso ou é onde trabalha? Gosta de receber convidados? Tem filhos que precisam de uma área de estudos? Será possível planejar áreas para tudo o que deseja?

O seu estilo de vida deve ser coerente com o seu estilo de vida atual ou que pretende adotar a um curto prazo.

As atividades rotineiras da família devem ser comportadas no lar. Foto: Freepik

Estrutura familiar

A quantidade de pessoas que irão residir no imóvel define a metragem necessária e a quantidade de quartos. Nesse ponto, também deve ser considerado o planejamento da família: Há planos de expansão com a chegada de uma nova criança? Ou tem algum filho com projetos de sair de casa ou ir estudar fora?

Localização

Algumas famílias buscam construir seus lares em refúgios, longe da movimentação intensa. Outras já tem prioridades distintas, com a preferência de residir próximo a estabelecimentos comerciais residenciais ou em uma área próxima ao trabalho ou a escola dos filhos.

A estrutura da área de lazer em condomínios interferem na vivência do lar. Foto: Freepik

Área de lazer

Ter uma área de lazer dentro de prédios e condomínios têm se tornado um item básico. Afinal, é importante pensar também em seus momentos de descanso e em como pretende aproveitá-los.

Vizinhança

O relacionamento com os vizinhos, se não for muito bom, pode render boas dores de cabeça. Por outro lado, também pode surgir um novo círculo de amigos. Busque se informar como é a vizinhança, especialmente se optar por prédios.

Falta de documentação pode ser um grande transtorno. Foto: Freepik

Documentação

A falta de documentação ou irregularidades com o imóvel pode render grandes problemas no futuro, inclusive despesas bem altas. Verifique com antecedência se tudo está em ordem com o imóvel antes de assinar o contrato de compra.

Distribuição dos cômodos

Os ambientes são divididos – ou integrados – da melhor forma para atender as suas necessidades? Se não, você tem dinheiro para reformar? Ainda assim, mesmo se planeja investir em uma reforma, precisar confirmar é possível adaptar a estrutura do imóvel para deixá-la como deseja.

Luz e ventilação natural contribuem para a qualidade de vida. Foto: Freepik

Iluminação e ventilação natural

Se houver boa iluminação e ventilação natural, ponto positivo. Caso contrário, avalie se terá condições de adotar recursos alternativos para sanar essas necessidades, prezando sempre pelo bem-estar de todos que vão viver na nova casa.

Condições técnicas e estruturais

Item muito importante especialmente se não planeja uma grande reforma! Lembre-se de avaliar as condições do imóvel, se a rede elétrica está segura e em boas condições, se o imóvel é ligado à rede de esgoto, se não existem vazamentos… Faça uma vistoria.

Tem sugestões de temas que gostaria de ver aqui na coluna? Envie um e-mail para [email protected]

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.