Decoração

Point gastronômico na Praia do Canto exala calorosidade italiana

Point gastronômico na Praia do Canto exala calorosidade italiana

A calorosidade e o acolhimento típico das famílias italianas está expresso em cada detalhe de um novo espaço na Praia do Canto, que oferta um dos maiores símbolos da Itália: a culinária. Mais que uma padaria, a Tanti Affetti é um empreendimento gastronômico que une, através da arquitetura, diferentes serviços em um único espaço.

Arquiteto responsável pelo projeto, Levy Netto conta que o maior desafio foi reunir diferentes atividades em um comércio. E ainda mais que isso: que o local não tivesse uma atmosfera comercial, e sim despertasse sentimentos de acolhimento e bem-estar.

 

Os serviços de padaria, cafeteria, restaurante, mini mercado e pizzaria são oferecidos ao longo do dia e parte do período noturno.

“Os clientes queriam algo totalmente fora do convencional. Eles só tinham o nome definido. Tanti Affetti, de muito afeto, que remete ao italiano, que faz lembrar de afetividade e memória. A partir daí, eu desenvolvi o conceito e a concepção do espaço até chegar ao projeto de arquitetura”, conta Levy.

Quem adentra no estabelecimento, se sente diferente de quando frequenta uma empresa convencional. São sensações de aconchego e vontade de querer estar ali, e não apenas comprar ou consumir.

A seleção dos materiais utilizados também remetem à tradicionalidade gastronômica, explorando a cor da matéria-prima das massas, ícone da culinária italiana, que é o trigo.

“Me ocorreu o insight de trabalhar com a cor da farinha, do trigo e do pão, com bege, off-white e uma luz dourada”, descreve o arquiteto. “O projeto tem a base toda clara. Trabalhamos texturas que remetessem ao trigo e à farinha, e muita madeira de lâmina natural que traz calor e aconchego.”

Bem no meio do estabelecimento, tem uma arquitetura inspirada nos celeiros, local onde são armazenados os grãos. Uma claraboia no telhado traz luz natural. Também foram priorizados os fluxos e as setorizações junto à estética afetiva.

Para Levy, o que este projeto traz de novo é a questão do aconchego, do se sentir em casa e acolhido; e não de estar em ambiente comercial.

“Há esse aspecto comportamental. Hoje saímos de casa e queremos nos sentir bem. Queremos sair de onde estamos, do refúgio que é a casa, e ir para outro lugar tão bom quanto ou até melhor. E a Tanti Affetti vem para isso. É um lugar para ir para e se sentir bem, sentir bem-estar, aconchego e acolhimento.”

Através desse projeto, o arquiteto crê contribuir para o desenvolvimento do olhar dos usuários para além da aquisição de bens e serviços. Ele destaca que o ambiente comercial pode ser interessante e agradável não só para a compra, mas também para a vivência dos espaços.

Fotos: Reprodução / Instagram @tantiaffetti
Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.