Projeto Pétala
Projeto Pétala

Imagina se hospedar no topo de uma árvore em uma experiência totalmente inovadora?

Esse é o Projeto Pétala, idealizado pelo Engenheiro Civil Francisco Soares Filho, da Blessed Modular LTDA, que combina modularidade e inspiração na natureza para oferecer experiências turísticas únicas. 

Casas Modulares Inteligentes

Projeto Pétala

Esse projeto inovador cria casas inteligentes com estrutura modular feita em indústrias.

Imagine uma gaiola metálica, mas com todo o necessário para uma casa funcional: cozinha, dois banheiros e área de serviço. Toda a parte estrutural e de acabamento,, como a parte elétrica e azulejos, é concentrada nesses módulos para garantir a sustentação adequada.

O projeto compreende três apartamentos e é por isso que se chama Pétala, já que vista de cima forma uma flor.

 

A Árvore de Concreto

Para dar vida à ideia, o projeto utiliza uma estrutura de concreto em formato de aduelas, empilhadas uma sobre a outra, formando o tronco oco da árvore.

O interior do tronco abriga até 10 metros de altura com três apartamentos. Dentro da estrutura de concreto, é colocado um elevador monta carga para subir a mala dos hóspedes e uma escada que dá acesso aos apartamentos.

Além disso, em volta desse tubo de concreto, o projeto contempla uma grade para subir a vegetação e tornar o contato com a natureza ainda mais intenso. 

 

Inspiração nas árvores de Singapura

Gardens By the Bay, em Singapura

Francisco contou à nossa coluna que o início da inspiração foi com as árvores de Singapura. 

Elas são as chamadas “super árvores autossustentáveis” com células fotovoltaicas para se iluminarem à noite e coletar água para irrigar as plantas do jardim futurista Gardens By the Bay.

Em seguida, após uma pesquisa pelas experiências turísticas mais desejadas em uma plataforma de aluguel de acomodações, encontrou a sua inspiração em uma casa na árvore em Monte Verde. 

Nesse momento, teve certeza que gostaria de proporcionar essa experiência a outras pessoas. 

 

Um Refúgio Ecológico e Turístico

Foto: terreno em proposta para a cidade de Tiradentes – MG

Além disso, o projeto busca oferecer essas casas como opções de aluguel turístico. 

A ideia é construí-las em locais com apelo turístico, como Meaípe, no Espírito Santo, ou Domingos Martins, que já atraem visitantes pela vegetação exuberante. As casas Pétala são um complemento às atrações locais, oferecendo uma experiência única aos turistas.

Você gostaria de se hospedar no Pétala? Conta pra mim nos comentários!

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.