Entretenimento e Cultura

Desfile do estilista Ivan Aguilar em Vitória irá contar com interna de Cariacica

O estilista já apresentou esse desfile na semana de moda de Nova York e agora vai poder divulgar o projeto Restauração Fashion que as internas de Cariacica participaram

O estilista irá reprisar o desfile apresentado na semana de moda de Nova York Foto: Divulgação

Uma interna da Penitenciária Feminina (PFC) de Cariacica terá uma experiência diferente nesta quarta-feira (04). A jovem irá desfilar com uma das bolsas confeccionadas pelo Projeto “Restauração Fashion”, realizado em março na unidade, durante o desfile do renomado estilista Ivan Aguilar. O evento será realizado no Le Buffet Master, em Jardim Camburi, Vitória, às 20 horas.

O estilista reprisará seu desfile apresentado na Mercedes-Benz Fashion Week, a semana de moda de Nova York, realizada em fevereiro desse ano. A proposta também é mostrar à sociedade o Projeto “Moda Solidária”, que inclui o Projeto “Restauração Fashion”, uma oficina de confecção de bolsas ministradas pelo estilista capixaba a internas do sistema prisional.

Durante o evento, o estilista exibirá fotos que mostram o processo de confecção das bolsas e contará sua experiência ao ter ministrado a oficina de bolsas às internas. Além disso, a noite promete uma performance do próprio Ivan com a interna que desfilará.

O estilista ressaltou que o desfile é uma oportunidade importante para continuar desenvolvendo seu trabalho social. “Muitas pessoas não assistiram ao meu desfile em Nova York, mas também não conhecem o trabalho social que tive o prazer de realizar com as internas da PFC. Ter trabalhado com elas me motivou a trabalhar ainda mais para ajudá-las no processo de ressocialização”, frisou.

Já a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, acredita que o desfile é o resultado do sucesso do projeto. “O desfile surge com a perspectiva de concretizar o Projeto Restauração Fashion. Também é a demonstração do esforço da Sejus em ofertar oportunidades para que as internas reconstruam suas histórias de vida após o cumprimento da pena”, completou.

Restauração Fashion

Durante as oficinas do Projeto “Restauração Fashion” o estilista ensinou a 12 internas da PFC técnicas para a confecção de bolsas, utilizando material reciclado, como retalhos de tecidos, fivelas, pedaços de couro, entre outros materiais.

A atividade teve o objetivo de qualificar as internas e gerar oportunidades profissionais, além da reinserção social assim que alcançarem a liberdade. A ideia foi estimular a criatividade delas, de forma que possam criar e adquirir experiência para administrar sua empresa ou torná-las multiplicadoras do conhecimento do ofício da moda e suas possíveis ferramentas.

Os resultados da ação foram mostrados durante um desfile, que ocorreu na própria unidade prisional e marcou o encerramento do Projeto “Restauração Fashion”. Na ocasião, as internas foram produzidas pela equipe do estilista e maquiadas pela maquiadora Camila Luiza de Castro. Logo após, desfilaram com as bolsas que confeccionaram durante o curso, que teve a duração de cinco dias.

Ao final do desfile, elas também receberam das mãos do próprio estilista certificados de conclusão do curso.