O Dia do Macarrão é celebrado nesta quarta-feira (25). No Espírito Santo, Estado conhecido pela maciça imigração italiana, o prato faz sucesso em diferentes formas e sabores.
O chef Eduardo Gava é especialista na massa. Dono de um restaurante em Vitória, o profissional conta que o macarrão é o carro-chefe da casa, principalmente o Spaghetti com polpettine, servido com molho de tomate e almôndegas fritas.
Para a massa, ele utiliza quatro ovos em meio à farinha, misturando com o garfo. De acordo com ele, é preciso mexer aos poucos, para que a massa fique bastante aerada. Depois é sovar e cortar.
São ao todo 15 minutos de preparo, depois são mais 15 para deixar a massa descansar. Esta receita serve para diferentes cortes de macarrão, e o chef garante: o sucesso é certo.
“Aqui no restaurante a gente usa essa massa para o spaghetti e o fettuccini, que são as massas longas da casa. Você vai conseguir fazer o spaghetti, o fettuccini, são massas que vão variar a largura do corte, e um dos favoritos, cortar e fazer lasanha”, disse.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mas opções para comprar o macarrão pronto também fazem sucesso no Estado. E a loja da empresária Ana Clara Zanello oferece diferentes opções, tamanhos e sabores da massa.
“A gente vende em média 250 por mês, e tem sabores tradicionais, tintura de lula, espinafre e manjericão, espinafre e beterraba”, relatou.
E para o público, alvo final da iguaria, o macarrão traz conforto, sabor, além da facilidade de preparo e combinações. “É relativamente simples, combina com muitas coisas diferentes”, disse uma cliente do restaurante.
“Macarrão traz conforto, aconchego, é uma delícia. Eu como descendente de italiano, não consigo passar uma semana sem comer macarrão”, afirmou outra.
Leia Também: 1ª Oktoberfest Serra começa nesta quinta-feira com cerveja artesanal, gastronomia, shows e área kids
*Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record TV