Já pensou em se divertir com vários drinks diferentes durante o fim de semana sem sair da dieta? Embora o álcool seja rico em calorias, é possível saborear uma boa bebida sem “enfiar o pé na jaca”.
A nutricionista Fernanda Rigo explicou que, de maneira geral, aquela pessoa que tem em vista consumir menos calorias realiza um cálculo de que a cada 1 grama de álcool multiplica por 7 calorias.
“A bebida é rica em calorias. Então, quanto maior o teor alcoólico mais calórica a bebida se torna. Ainda mais quando a gente costuma adicionar coisas a ela”, contou.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ao beber o gin, você não bebe a bebida pura, não é mesmo? Esse é o erro de muitas pessoas que estão na dieta. A nutricionista explicou que as pessoas sempre colocam algum tipo de bebida para acompanhá-lo.
“Normalmente aquele xarope Monin é rico em açúcar, você pode colocar uma tônica, sendo zero melhor. Você pode colocar uma água com gás. Então, a gente pode fazer pequenas alterações para diminuir as calorias de determinado drink”, disse.
Além das calorias o álcool não traz nenhum tipo de nutrição para o nosso corpo, ou seja, não há nenhum benefício em consumir a bebida alcoólica. “Ele traz uma sobrecarga muito grande para o nosso fígado. Então, ele sobrecarrega realmente o nosso organismo, porque a metabolização do álcool é lenta”, comentou Fernanda.
LEIA TAMBÉM: Gin Tônica: veja 10 receitas diferentes para drinks com gin
Fernanda Rigo deu uma dica imprescindível para aquelas pessoas que gostam de beber e fazem questão da bebida alcoólica: a troca inteligente. Para a nutricionista o ideal é trocar bebidas muito carregadas em açúcar.
“Por exemplo, uma caipifruta que leva vodca ou cachaça. Tem uma fruta que é interessante manter, mas ao invés de colocar leite condensado ou açúcar, colocar talvez um adoçante. E para aqueles que não sentam realmente a necessidade do doce nem colocar”, explicou.
Calma que para quem bebe aquela gelada também tem dicas! De acordo com a nutricionista, apesar o teor alcoólico da cerveja ser menor do que um uisque, por exemplo, os amantes da bebida sempre a consomem acompanhada de comidas mais gordurosas que aumentam o consumo calórico.
“Fora que quem bebe cerveja normalmente não bebe uma apenas. Então precisa realmente ficar de olho nessas situações”, brincou Fernanda.
LEIA TAMBÉM: Simples e rápido: aprenda a fazer receitas de chocolate quente cremoso
A quantidade de bebidas que cada pessoa vai ingerir em um evento dependerá do objetivo de cada uma. “Para quem quer hipertrofia, o álcool atrapalha, sim, absurdamente. Não tem, não tem o que falar. Ele atrapalha muito”, comentou.
Já se tratando de um caso de emagrecimento, de acordo com a nutricionista, se fizer o cálculo básico de 7 calorias a cada 1 grama de álcool, você pode controlar o seu consumo e acrescentar a bebida alcoólica na sua rotina.
Veja 3 drinks menos calóricos
1) Gin + tônica zero/água com gás + chá em sachê + especiarias
2) Espumante
3) Vodca/cachaça + fruta + adoçante
*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão da editora Erika Santos