
O Folha Vitória agora passa a contar com um novo espaço especializado em cultura urbana: o DNA Urbano.
Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (grafite, break, MC e DJ), além de skate, circo e parkour são alguns dos temas que vão ganhar destaque a partir desta quinta-feira (05) no Folha Vitória.
No portal, que existe desde 2009, é possível encontrar conteúdo de eventos e de artistas que deixaram um verdadeiro legado na cultura urbana capixaba e também do Brasil.
Adriano Smoke, responsável por todos os conteúdos — desde entrevistas até fotos e vídeos —, explica que o portal é dedicado para que adeptos, pesquisadores e público da cultura urbana tenham uma fonte de informação feita por quem vive a cultura.
“Registrar esses acontecimentos é essencial para nos colocar dentro da história capixaba e evitar que tudo que foi feito, se perca. O povo capixaba é essência da cultura de rua!”, destaca.
Inicialmente, o DNA Urbano surgiu com o objetivo de criar uma rede voltada especialmente para o movimento hip hop, mas com o tempo virou referência em registrar a cultura urbana como um todo, inclusive atividades esportivas como skate e parkour.
“O Espírito Santo tem uma produção cultural enorme e, tratando-se de cultura urbana especificamente, também somos referência. O DNA Urbano existe para mostrar esse lado que acaba sendo marginalizado e deixado de lado em vários momentos.”
De acordo com Smoke, o espaço no Folha Vitória vem para valorizar ainda mais a cultura de rua e os artistas que fazem com que ela aconteça.
“O DNA urbano é a maior referência em registro das culturas urbanas no Espírito Santo. E agora essa parceria com o Folha Vitória vai potencializar nosso alcance e nos direcionar para um melhor aprimoramento do nosso conteúdo, que já tem algumas novidades a caminho!”, contou Smoke.
O DNA Urbano é reconhecido no Brasil por meio de ações e projetos culturais, além de ter conquistado diversas premiações, como o “Prêmio Agente Jovem de Cultura 2012” e o “Prêmio Funarte Cultura Hip Hop 2014”, ambos promovidos pelo até então Ministério da Cultura (MINC), além do “Doggueto da Cultura Hip Hop”, no qual o site venceu na categoria Veículo de Comunicação em três das quatro edições: 2015, 2017 e 2018.
Tanto o DNA Urbano quanto o projeto Vitrine Literária (abaixo) fazem parte de um projeto de inclusão e representatividade da Rede Vitória, batizado de Diálogos.
VITRINE LITERÁRIA
Outra novidade no Folha Vitória é o ‘Vitrine Literária’, um espaço democrático, que tem como objetivo ser “vitrine” para autores capixabas que não conseguem acesso às grandes livrarias e pontos de comercialização.
Neste local, as obras podem ser conhecidas e comercializadas diretamente com os autores.
Critérios para participar
Os critérios para divulgação na ‘Vitrine Literária’ são autores capixabas vivos e preferencialmente contemporâneos.
São aceitos todos os gêneros literários e também os não-literários. Qualquer tipo de material: livro, livreto, Zine e afins. A literatura precisa ter sido produzida no Espírito Santo.
O escritor poderá entrar em contato com o curador do projeto Henrique Pariz pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail [email protected].