Entretenimento e Cultura

Do modão de viola ao sertanejo universitário! Saloon Country completa 17 anos e realiza encontro sertanejo

A casa de shows Saloon Country, completa 17 anos nesta quinta-feira, 24, e para celebrar, vai promover um verdadeiro encontro sertanejo, com seis atrações, além de dois DJs

A casa de shows Saloon Country, completa 17 anos nesta quinta-feira, 24, e para celebrar, vai promover um verdadeiro encontro sertanejo, com seis atrações, além de dois DJs. A festa, que terá início às 22 horas, será comandada por João Fellipe e Rafael, Henrique e Ricardo, Reder Matos, Donato e Eduardo, Pedro e Lucas e Alan Venturin. Na boate em anexo, os Djs Cleiton e Waguim Lima vão ferver a pista.

Referência no segmento sertanejo no Espírito Santo, o Saloon, que tem como marca registrada o funcionamento às quintas-feiras, é a única casa de shows que está a tanto tempo no mercado sem fechar as portas. “O compromisso com o público, de abrir toda semana, mantendo a programação e horários sem alterações, contribuem para a fidelização dos nossos clientes”, frisa Zezinho Boechat, proprietário. 

Alan Venturin está entre as atrações Foto: ​Divulgação

O empresário lembra ainda, que muita gente começou a sua carreira no local. “Hoje em dia é difícil ter um cantor no Espírito Santo que não tenha passado pelo palco do Saloon. É muita gente, inclusive, muitos deram início à carreira aqui. O Saloon é uma vitrine para o mercado e para o artista”, ressalta Boechat. 

Gerente da boate, Celso Teixeira, lembra que a casa passou por três etapas até hoje. “Para se manter na ativa, é preciso acompanhar a evolução da sociedade, do cenário musical e, principalmente, o perfil do público que frenquenta a boate”, avalia Teixeira. 

Atualmente, o Saloon tem capacidade de lotação de até 1,5 mil pessoas. O estacionamento privativo é um dos destaques da casa, que pode abrigar, com total segurança, até dois mil veículos. A estrutura e a segurança do público são outros aspectos que se destacam na boate.

Saloon em três etapas:

1999 – Antes de se tornar referência como a principal casa de shows sertanejos, em 1999, o Saloon abriu as portas, pela primeira, como uma opção de restaurante.

O começo de tudo. Em 2001, o Saloon Country fez sua estreia na noite capixaba com foco no sertanejo de raiz. A moda de viola virou programa de toda quinta-feira, conquistando um público fiel ao estilo musical. Essa galera, inclusive, ia para a boate “traiado”, com direito a fivela e espora. Neste início, o risca-faca ficava por conta de nomes como Jean e Juliano, um dos pioneiros da casa, Lyon, Cristian Greik, Rian e Richard, entre outros. Nessa época, aconteceu o primeiro encontro sertanejo e foi um sucesso de público. Vale ressaltar, que quando inaugurada, a casa tinha capacidade máxima de até 800 pessoas. 

“Jean e Juliano foi a primeira dupla sertaneja a se apresentar no Saloon. Mesmo sendo do ES, não tínhamos uma carreira consolidada aqui, então fomos para Minas Gerais, onde já estávamos bem. Com a abertura do Saloon, fomos convidados a tocar na casa. Aí foi um divisor de águas. As portas abriram para nós nas casas de shows da Grande Vitória e também do interior, enfim, começamos a ser reconhecidos em terras capixabas. O Saloon tem uma fama nacional de ser a principal casa sertaneja do Espírito Santo. E faz jus a isso. Inclusive, os artistas de fora, quando vem para o Espírito Santo, fazem questão de se apresentar lá. Desde a sua inauguração até hoje, o Saloon vem se mantendo fiel ao público sertanejo, mesmo com as modificações no casting de artistas, estrutura. O público vai desde o caipira, aquele todo traiado, ao sertanejo universitário e o forró.  Para nós, Jean e Juliano, é uma honra muito grande ter feito e fazer parte, até hoje, da história do Saloon. Somos muito grato a casa e ao Zezinho Boechat, pela confiança”. Juliano, da dupla Jean e Juliano. 

2009 – Neste ano, o Saloon teve a primeira reforma perceptível. O espaço, que antes comportava até 800 pessoas, passou a abrigar 1.300 clientes, confortavelmente. Nesta mesma época, a casa reformulou o seu repertório, atendendo a demanda do público mais jovem, influenciado pelo sertanejo universitário. Novos cantores como Roni e Ricy, Tatiana Arantes, Vinicius e Rafael (lançados na boate), Estevão e William passaram a se apresentar às quintas-feiras, levando para os shows, músicas consagradas de Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, Fernando e Sorocaba e outros. 

2013 – Em sua última reformulação, o arrocha e a sofrência também foram adicionadas à receita de sucesso da casa.  Para comandar as noites de quinta-feira do Saloon, jovens duplas, com carreiras promissoras, foram apresentados ao fiel público. Inclusive, no aniversário de 14 anos, diante da participação maior do público jovem, a casa de shows ganhou uma boate em anexo, onde os Djs se apresentam, ao mesmo tempo, em que as duplas cantam no palco principal. A ideia foi um sucesso. Atualmente, as quintas-feiras do Saloon são comandadas por sertanejos como Breno e Lucas, Eder e Alan, Donato e Eduardo, Raiane Santana, Alan Venturim, Rickson Maioli, Jean e Juliano, Claudio Pontes, João Fellipe e Rafael e muito mais. 

Saloon – 17 anos
Horário: a partir das 22 horas
Atrações: João Fellipe e Rafael, Henrique e Ricardo, Reder Matos, Donato e Eduardo, Pedro e Lucas e Alan Venturin
Valor:  R$ 40,00 (inteira | R$ 20,00 (meia)
Até meia-noite, mulheres pagam valor de meia entrada
Informações: 3328-2928
Estacionamento privativo