O primeiro documentário sobre o Padre José de Anchieta, após o decreto que o oficializou como santo em 2014, será lançado na Estação de Matilde, em Alfredo Chaves, no próximo sábado (07), às 20 horas.
A programação também inclui a exibição de vídeo pelo Cineclube Ludovico Persici, pré-lançamento do videoclipe ‘8 Ventos’, do rapper Aliado Jota e show do cantor Lucas Arruda. A entrada é gratuita.
O documentário foi gravado entre os anos de 2012 e 2013 durante a caminhada “Passos de Anchieta”, que reconstitui o trajeto que o padre fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. Além de belíssimas imagens, a obra traz depoimentos de andarilhos e fiéis que depositam no santo sua devoção.
Com uma vida dedicada ao ensino e ao sacerdócio, Padre José de Anchieta veio para o Brasil com a missão de expandir o cristianismo. De origem judaica, pelo lado da mãe, e ascendência nobre por parte do pai, José de Anchieta saiu da Espanha e foi estudar em Portugal para fugir das fortes perseguições do Tribunal do Santo Ofício instalado em terras espanholas.
Chegando ao Brasil em 1553, José de Anchieta se dedicou aos trabalhos religiosos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde faleceu em 9 de junho de 1597. Em 1569, ele fundou a povoação de Reritiba, atual cidade de Anchieta. Além dos feitos religiosos, Anchieta marcou a história da cultura brasileira com suas publicações literárias que incluem gramática, poemas, peças teatrais e registros históricos.