Nesta quinta-feira (31), a banda Ultraje a Rigor ganhará o documentário sobre os 35 anos de história, sendo lançado em 20 salas de cinema de todo o Brasil. O longa trará depoimentos de integrantes de todas as formações do grupo e os 15 discos lançados. A primeira composição contava com Roger no vocal, Leôspa na bateria, Silvio no baixo e Edgar Scandurra na guitarra.
O documentário esteve na edição de 2018 do Festival In-Edit, do MIMO de Cinema 2018 e do 8º Cineramabc. A coprodução é do Canal Brasil. No Espírito Santo, a produção pode ser assistida nos cinemas do Cinemark.
Marc Dourdin, diretor de um documentário, destacou a força que o grupo possui para se adaptar as mudanças e se manter único. “De certa forma, o Ultraje foi atravessando e se adaptando a toda uma mudança na história do rock nacional e do mercado fonográfico como um todo ao longo de seus mais de 35 anos de história. O filme mostra isso e, em muitos momentos, pontua o que estava acontecendo no Brasil durante todo esse período”, disse.
História
O rock nacional nos anos 1980 era pujante. Só para citar algumas bandas que surgiram nessa época: Titãs, Barão Vermelho, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso e muitas outras que sobrevivem até hoje. E o Ultraje a Rigor nasceu nesse cenário musical em que os grupos misturavam bom humor e críticas sociais e políticas.