Corredor ecológico

Documentário revela as riquezas naturais de Santa Teresa

Filme destaca corredores ecológicos e biodiversidade única da Mata Atlântica na região serrana capixaba

Documentário Últimos Refúgios
Foto: Leonardo Merçon

Algumas das áreas verdes mais preservadas de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, serão as atrações principais de um documentário que tem o enfoque de mostrar o corredor ecológico da região.

O documentário está sendo produzido pelo Instituto Últimos Refúgios e será no formato de média-metragem, intitulado de “Corredor de Vida Santa Teresa: Conexões da Mata Atlântica”, que tem como objetivo mostrar a importância da área ecológica e verde do município cercado por serras.

LEIA TAMBÉM:

Preta Gil segue internada em SP e ainda planeja tratamento nos EUA, mas sem data definida

Jota Quest, Raimundos e banda americana cantam em festival de rock em Vitória

Após polêmica de Nasi com bolsonaristas, produtora cancela shows do Ira!

Os locais mostrados serão: a Reserva Ecológica Augusto Ruschi, a Estação Biológica de Santa Lúcia, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA), a Reserva Natural Olhos D’água, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Goiapaba-Açu, entre outros espaços.

Reserva Ecológica Augusto Ruschi
Reserva Ecológica Augusto Ruschi. Foto: Leonardo Merçon

Santa Teresa foi o local escolhido para a produção do documentário por ser uma das regiões mais biodiversas do mundo, com espécies importantes de animais e plantas, tais como colibris, anfíbios, bromélias, orquídeas e árvores de grande porte.

Além disso, o município é sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), que é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, tendo um acervo com cerca de 120 mil espécimes da fauna e 53 mil registros da flora brasileira.

De acordo com o fotógrafo de natureza e fundador do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, o documentário é um passo para promover o equilíbrio entre pessoas e natureza.

Sempre ouvi que Santa Teresa possui uma das maiores biodiversidades do mundo e isso me chamou a atenção. Quando precisamos definir um lugar para focar as atividades do instituto, escolhemos a localidade porque acreditamos que é necessário trabalhar para proteger essa riqueza. Muitas espécies que a região abriga estão ameaçadas de extinção, como o pássaro saíra-apunhalada, o macaco muriqui-do-norte e a águia harpia, contou o fundador do instituto.

Santa Teresa
Foto: Leonardo Merçon

O Instituto Últimos Refúgios é apoiado pelo Instituto Américo Buaiz, que busca fortalecer o desenvolvimento social do Espírito Santo usando a força da comunicação em favor de entidades do terceiro setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, sustentabilidade, assistência social, meio ambiente, esporte e formação de jovens.

Léo destacou que o instituto fará expedições a Santa Teresa nos próximos dois anos para registrar imagens e entrevistas.

“Queremos conversar com os moradores e profissionais da área do meio ambiente para conhecer histórias e entender os desafios enfrentados”, explicou Leonardo.

Pássaro Santa Teresa
Foto: Leonardo Merçon

Sendo contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, o filme está em fase de mobilização de recursos. De acordo com o fundador do Instituto Últimos Refúgios, as marcas que apoiarem o documentário serão representadas nos materiais e nas ações de comunicação e divulgação e de educação ambiental.

“Essa é uma oportunidade para empresas se associarem a uma instituição que atua na causa ambiental. Conquistamos o respeito da sociedade graças a nossa dedicação, honestidade e forma responsável de lidar com o recurso público. Nossos produtos culturais são valorizados nacionalmente. Já são 14 livros publicados e dezenas de produções audiovisuais, sempre entregando mais que o prometido”, ressalta.

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)