Um dos maiores clássicos da década de 1980, E.T. O Extraterrestre teria um final diferente daquele que conhecemos. A revelação foi feita por Robert MacNaughton, que viveu Michael na trama, o irmão mais velho de Elliott, papel de Henry Thomas.
No encerramento oficial, a família de Elliott, se despede do alienígena, que embarca numa nave e retorna ao espaço. De acordo com MacNaughton, o final alternativo seria mais discreto.
– A última cena do filme seria de todos nós jogando Dungeons & Dragons de novo, mas dessa vez Elliott seria o mestre do jogo (…) daí a câmera subiria ao telhado e você veria que o comunicador ainda está funcionando – ou seja, Elliott ainda fala com E.T., explica o ator.
Mas, após os produtores assistirem à cena da despedida, com a música emblemática e a carga dramática alcançada, a antiga ideia foi descartada.
– Foi uma boa decisão, mas a cena original ainda era bem bacana, conta o MacNaughton.
E.T. O Extraterrestre foi o segundo filme a superar a marca de 700 milhões de dólares em bilheteria, o primeiro foi Star Wars. Além do retorno financeiro, o longa de Steven Spielberg ganhou quatro estatuetas no Oscar de 1983.