DICA DO DIA (Nº 40): OS CINCO SENTIDOS

OUVIR/ESCUTAR. Os verbos “ouvir” e “escutar” têm o mesmo sentido? Não! “Ouvir” significa “perceber pela audição” (Exemplo: Não ouvi o barulho.). Já “escutar” quer dizer “prestar atenção para ouvir, ouvir com atenção, atender a conselhos” (Exemplo: O filho não escuta os pais.). Diante disso, é possível que se escute, mas não se ouça.

DESSABOR/DISSABOR. Com a sílaba “des”, a palavra “dessabor” tem a ver com a “falta de sabor, de gosto” (Exemplo: O dessabor do churrasco aborreceu-me.). Com a sílaba “dis”, o vocábulo “dissabor” refere-se ao “sentimento de mágoa, de tristeza, de desgosto” ou à “contrariedade” (Exemplo: João passou pelo dissabor de se ver reprovado no vestibular.).

FRAGRANTE/FLAGRANTE. Com a sílaba “fra”, “fragrante” tem o sentido de “aromático, cheiroso, perfumado” (Exemplo: No jardim, havia rosas fragrantes.). Com a sílaba inicial “fla”, a palavra “flagrante” significa “visto ou registrado no próprio momento da realização” (Exemplo: Não houve flagrante delito.) e de “ação notada e/ou registrada no momento da ocorrência” (Exemplo: Não houve flagrante.).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.