Educação

Capixaba é finalista de prêmio comparado ao "Nobel da Educação"

Helder Guastti, de João Neiva, está entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize após desenvolver projeto com contos populares e inteligência artificial para alunos do 5º ano

Helder Guastti Nobel Educação
Foto: Arquivo Pessoal

Um capixaba, de 37 anos, da cidade de João Neiva, norte do Espírito Santo, está entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize, que é considerado o “Nobel da Educação” por especialistas, após desenvolver o projeto “Como Diz o Outro”.

Helder Guastti da Silva é professor, formado em Pedagogia, em escolas de João Neiva e Aracruz. O projeto desenvolvido por ele começou no ano de 2023 com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, misturando a literatura com a Inteligência Artificial.

LEIA TAMBÉM:

Jovem repete feito da irmã e fica em 1° lugar em Medicina na Ufes

MEC divulga resultado do Sisu 2025 com um dia de atraso; veja como consultar

Resultado do Sisu será divulgado nesta segunda-feira

O finalista afirmou que o projeto começou para preservar e revitalizar os contos populares brasileiros e que os maiores desafios foram os recursos tecnológicos fornecidos nas escolas.

O Projeto surgiu da necessidade de preservar e revitalizar os contos populares brasileiros, que são uma parte essencial do nosso patrimônio cultural. Os maiores desafios foram relacionados aos recursos, pois precisei utilizar recursos próprios, como os dados móveis de meu telefone, para realização dos registros e afins, afirmou o professor.

Helder Guastti Nobel Educação
Helder Guastti, professor finalista de prêmio comparado ao Nobel da Educação. Foto: Arquivo Pessoal

Helder destacou que o projeto buscou adaptar os contos ao contexto contemporâneo vivido pela sociedade atual, com ferramentas tecnológicas para a criação de ilustrações para um livro elaborado pelo projeto.

O finalista disse que ficou surpreso com a notícia de que era um finalista do prêmio e que se sentiu orgulhoso após viver uma trajetória para conquistar feitos nunca imaginados.

Fiquei completamente estarrecido, especialmente porque estava no meio de uma viagem que era a realização do meu maior sonho de infância, e ter recebido a notícia neste contexto foi a “cereja do bolo”. Sentimentos de realização, validação, felicidade e orgulho, muito orgulho! Por toda trajetória que trilhei nesses anos e pelo trabalho realizado pelas crianças ganhando ainda mais visibilidade, disse.

O professor destacou que a valorização docente é fundamental no Brasil, País onde o discurso sobre a valorização do magistério é muito presente.

“Ter uma iniciativa como o Global Teacher Prize e ser contemplado nela, sendo professor de escola pública, vem mostrar que há uma potência a ser evidenciada na Escola Pública e que devemos, urgentemente, alinharmos os ‘discursos sociais’ e transformá-los em práticas reais”, afirmou.

Helder Guastti Nobel Educação
Foto: Arquivo Pessoal

Para Helder, o processo de ensino-aprendizagem é coletivo e mútuo, onde alunos aprendem com o professor tanto quanto o professor aprende com seus alunos. Ele também destaca a importância dos estudos na carreira docente.

“Meu sonho é que haja uma onda de ‘inspiração coletiva’ em que os colegas possam se sentirem seguros em exercer sua autonomia pedagógica, planejando em conjunto com seus alunos propostas diferenciadas que irão ampliar e aprimorar os potenciais de todos, tanto alunos quanto professores”, destacou.

Espaço de Leitura Confabulando

Helder Guastti Nobel Educação
Helder e sua mãe, Rogéria Guastti, no Espaço de Leitura Confabulando, na garagem de casa. Foto: Arquivo Pessoal

O professor também idealizou, juntamente com a mãe, Rogéria Guastti, o Espaço de Leitura Confabulando, um projeto que acontece na casa da família e que fomenta a leitura para crianças e adultos da região.

Criado em 2017, o projeto realiza empréstimos de livros, para uma compreensão literária crítica

Eu creio que a leitura e os livros de qualidade abrem as portas, mas o nosso País não é de leitores. Nós seguimos nessa luta, para que cada que as pessoas da comunidade se interessem pela leitura. É um espaço de leitura, liberdade e afeto, destacou.

Helder Guastti Nobel Educação
Foto: Arquivo Pessoal

Prêmio é comparado ao “Nobel da Educação”

O Global Teacher Prize é uma premiação internacional considerada o “Prêmio Nobel da Educação”.

Criado em 2014 pela Fundação Varkey, em parceria com a UNESCO, o prêmio tem o objetivo de reconhecer professores que tenham feito contribuições excepcionais para a educação e que tenham um impacto inspirador em suas comunidades e alunos.

O vencedor recebe um prêmio de US$ 1 milhão, tornando-se uma das maiores premiações para educadores em todo o mundo. O evento também busca valorizar a profissão de professor e trazer à tona debates sobre inovação e boas práticas educacionais.

Texto sob a supervisão do editor Leone Oliveira