O professor capixaba que foi finalista em um prêmio internacional de educação, o Global Teacher Prize, comparado ao “Nobel da Educação”, viajou nesta segunda-feira (10) para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar de um programa de imersão e do evento de premiação.
Helder Guastti, natural de João Neiva, no Norte do Espírito Santo, publicou em suas redes sociais uma foto aguardando o voo no aeroporto na noite deste domingo (9).
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O resultado do Top 10 do “Nobel da Educação” saiu na última semana e o professor capixaba acabou não conquistando uma das dez primeiras posições. Mesmo assim irá a Dubai para participar de eventos de imersão.
Mesmo não alcançando o Top 10, eu me sinto muito mais que vitorioso, por poder pôr em evidência o trabalho das crianças e o Espaço de Leitura. Teremos o evento de imersão, troca e estudo entre todos os finalistas e embaixadores, e também o evento de celebração/premiação, disse.
Estando entre os 50 finalistas do prêmio, o professor afirma estar ansioso pela viagem e experiência. “Ansiedade a mil pelas trocas e experiências que terei”, afirma. O resultado do prêmio sairá ainda nesta semana.
Conheça a trajetória do professor
Helder Guastti da Silva é professor, formado em Pedagogia, em escolas de João Neiva e Aracruz. O projeto desenvolvido por ele começou no ano de 2023 com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, misturando literatura com Inteligência Artificial.
O finalista afirmou que o projeto foi desenvolvido para preservar e revitalizar os contos populares brasileiros e que os maiores desafios foram os recursos tecnológicos fornecidos nas escolas.
O projeto surgiu da necessidade de preservar e revitalizar os contos populares brasileiros, que são uma parte essencial do nosso patrimônio cultural. Os maiores desafios foram relacionados aos recursos, pois precisei utilizar recursos próprios para realização dos registros e afins, afirmou o professor.
Helder destacou que o projeto buscou adaptar os contos ao contexto contemporâneo vivido pela sociedade atual, com ferramentas tecnológicas para a criação de ilustrações para um livro elaborado pelo projeto.
O professor destacou que a valorização docente é fundamental no Brasil, onde o discurso sobre a valorização do magistério é muito presente.
“Ter uma iniciativa como o Global Teacher Prize e ser contemplado nela, sendo professor de escola pública, vem mostrar que há uma potência a ser evidenciada na Escola Pública e que devemos, urgentemente, alinharmos os ‘discursos sociais’ e transformá-los em práticas reais”, afirmou.
*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel