DICA DO DIA (Nº 103): O FOTÓGRAFO

POSAR/POUSAR. Com a sílaba “po”, “posar” quer dizer “ficar imóvel numa determinada posição, para ser fotografado ou lhe moldarem um busto” (Exemplo: No Dia das Mães, minha mãe posou para a foto com toda a família.). Com a sílaba “pou”, “pousar” significa “descer ao chão, depois do voo” (Exemplo: O avião não pode pousar na pista do aeroporto.).

CÂMARA/CÂMERA. A fim de empregar corretamente as palavras “câmara” e “câmera”, deve-se atentar a duas situações. Com o sentido de “instrumento que capta imagens”, empregam-se câmara e câmera (Exemplo: O político destruiu a câmara/câmera do jornalista.). Usa-se apenas “câmara” para se referir a “recinto, assembleia de poderes e atribuições legislativa”.

PAPARAZZO. “Paparazzo” nomeia o “fotógrafo que registra a intimidade de pessoas públicas”. Vale dizer que “paparazzo” é a forma no singular (Exemplo: Passageiro indesejável, o paparazzo surpreendeu a atriz no avião.). Na indicação de plural, grafa-se “paparazzi” (os paparazzi).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.