DICA DO DIA (Nº 111): A GUERRA

FUZIL/FUSÍVEL. A palavra “fusível” dá nome a um “dispositivo utilizado para evitar curto-circuito” (Plural: fusíveis). Atente-se à segunda sílaba: com “s” e com acento agudo. Já o vocábulo “fuzil” refere-se a uma “artilharia, arma de cano comprido” (Plural: fuzis). Veja-se a grafia da última sílaba: com “z” e sem acento gráfico. Por fim, é preciso atenção à terminação da flexão de número: “veis” e “zis”.

PROJÉTIL/PROJETIL. O vocábulo “projétil” dá nome atudo o que pode ser arremessado com força, mediante armas ou não”. Como se vê, grafa-se “projétil” com acento agudo na vogal “e” da sílaba “je”. Com o mesmo sentido, há a forma “projetil”, com a última sílaba tônica (til). Aceitam-se os dois registros. Diante disso, na indicação de plural, as flexões mudam: projétil – projéteis; projetil – projetis.

MAÇA/MAÇÃ. Inicialmente, dá-se a impressão de que o vocábulo “maça” está grafado incorretamente. Isso porque falta o “til”. Nesse caso, não há erro. “Maça” significa “clava,  arma em forma de bastão” (Exemplo: Durante os ataques, antigos guerreiros empunhavam maças.). Como se sabe, com “til”, “maçã” refere-se ao “fruto da macieira”.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.