DICA DO DIA (Nº 117): O CONTADOR

MILHÃO. O termo “milhão” pode induzir a um desvio da norma culta, especialmente voltado à concordância. Leia-se este exemplo incorreto: Duas milhões de pessoas perderam o emprego. Como “milhão” é uma palavra do gênero masculino, deve-se dizer “dois milhões de pessoas”. Essa informação vale também para as palavras bilhão, trilhão, quadrilhão e quintilhão.

SEPARADOR DECIMAL. Há duas regras importantes voltadas ao “separador decimal”, infelizmente não observadas no dia a dia. Não se deve usar ponto como separador decimal, como em “2.2%”. Que se troque o ponto pela vírgula (2,2%).  É preciso ficar atento ainda à seguinte regra de concordância: “Concorda-se com o número antes da vírgula” (Exemplos: 1,7 milhão e 7,2 milhões).

SOMATÓRIO. A expressão “o somatório” nomeia a “soma dos termos de uma sequência qualquer ou o resultado da adição”. Não se diz “a somatória”. Esse desvio da norma culta ocorre porque se faz uma associação com a palavra “soma” (do gênero feminino, a soma). Existe “somatória” como vocábulo que caracteriza um nome (Exemplo: O número não foi encontrado na linha somatória.).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.