DICA DO DIA (Nº 12): O HAMBÚRGUER

HAMBÚRGUER. O termo “hambúrguer” dá nome à “massa de carne moída arredondada e chata” e ao “sanduíche feito de pão redondo com essa massa de carne grelhada ou frita”. No aportuguesamento da palavra inglesa “hamburger”, veja-se que ela recebeu o acento agudo em “bur” e se incluiu a letra “u” na última sílaba. Para pluralizá-la, mantém-se o acento e se acrescenta “-es”: hambúrgueres.

PRESUNTO. Na expressão “o grama”, a palavra “grama” indica “unidade de peso/massa” (Exemplo: João comprou duzentos gramas de presunto.). Já em “a grama”, o vocábulo “grama” tem a ver com “relva/vegetação” (Exemplo: No fim de semana, Maria cortou a grama de seu jardim.). Essa diferença existe porque, no feminino, grama é de origem latina; no masculino, grama vem do grego.

MUÇARELA. Há quem ainda duvide da grafia “muçarela”, com “ç”. Ela existe e está correta (Exemplo: Isabela sempre pede muita muçarela no lanche.). Existe outro registro para nomear “esse queijo napolitano de búfala ou de vaca”: mozarela, com as sílabas “mo” e “za”. Infelizmente, ainda se vê a grafia “mussarela” (com “ss”) até em embalagens, forma não registrada em dicionários.

 

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.