DICA DO DIA (Nº 124): O PESCADOR

BRANQUEADO/BRANQUIADO. Com a sílaba “que”, a palavra “branqueado” significa “que se tornou branco ou mais branco” (Exemplo: Seus cabelos branqueados destacavam-se nas fotos.). Com a sílaba “qui”, o vocábulo “branquiado” tem a ver com “brânquia”, a estrutura do órgão respiratório da maioria dos animais aquáticos (Exemplo: Os camarões são animais branquiados.).

ESPINHA DE PEIXE. Que não haja distração e que não se diga “espinho de peixe”. Essa expressão equivocada espalha-se e induz a um desvio da norma culta. O espinho tem a ver, principalmente, com “algo pequeno, duro e pontiagudo” (Exemplo: espinho da roseira). Que não se esqueça de que peixes ósseos, como a traíra, têm “espinha dorsal” (Exemplo: Vinícius engasgou-se com a espinha do peixe.). 

PEIXE-BOI. Qual é o feminino de peixe-boi? Peixe-vaca? Não! A peixe-boi? Não! Peixe-boi fêmea? Não! Resposta correta: Peixe-mulher. Por gentileza, não me pergunte o porquê. Vale lembrar que o peixe-boi não é peixe.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.