DICA DO DIA (Nº 195): A FOFOCA

FOFOCA/BOATO/RUMOR. Qual a diferença de sentido entre essas palavras? A palavra “fofoca” é gíria brasileira e quer dizer “comentário sobre vida alheia”, “maledicência”. Já o vocábulo “boato” significa “informação falsa”. Quanto ao termo “rumor”, ele tem a ver com “informação corrente”, não confirmada (verdadeira ou falsa).

MEXERICO/FUXICO. Geralmente, em português, palavras iniciadas com a sílaba “me” grafam-se com “x”. Vejam-se estes exemplos: mexerico, mexer e mexilhão. Obviamente, há exceção: mecha (feixe de fios torcidos; feixe de cabelos; qualquer tipo de pavio).  Com o sentido de “mexerico”, escreve-se “fuxico” com a sílaba “fu” (e não com “fo”).

BOCA A BOCA. Veja-se atentamente a grafia correta dessa expressão. Ela possivelmente será empregada em duas situações: 1. Quando ocorrer uma fofoca, numa comunicação “boca a boca”.  2. Quando acontecer uma respiração “boca a boca”, o “falso” beijo. Note-se que, em “boca a boca”, não há hífen. Que se faça tudo corretamente e jamais se escreva “boca-a-boca”.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.