DICA DO DIA (Nº 202): A FESTA JULINA

JULINA.  Deve-se dizer “festa julina” (com a sílaba “li”) ou “festa julhina” (com a sílaba “lhi”)? Alguns dicionários apresentam a palavra “julino” como adjetivo referente a “julho”. Diante disso, considera-se o vocábulo “julina” como forma feminina. Os termos “julhino” e “julhina” não existem na língua portuguesa e não devem ser utilizados.

ACORDEÃO. Na festa julina, ouve-se o som do “acordeão”. Na indicação de plural desse instrumento, que se troque “ão” por “ões” e se diga “acordeões” (Exemplo: Joaquim comprou dois acordeões.). Existe a forma variante (escrita diferente com o mesmo sentido) “acordeon”, com “acordeons” na indicação de plural (Exemplo: Furtaram os dois acordeons do músico.).

PÉ DE MOLEQUE. Os filhos certamente farão este pedido aos pais na festa julina: Quero pé de moleque! Com o Novo Acordo Ortográfico, não se usam mais os hifens em “pé de moleque” (o doce). As crianças amam essa “variedade de doce de amendoim e açúcar”. Por esse motivo, elas comem seguidamente dois, três, quatro… pés de moleque (somente com o primeiro termo no plural).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.