DICA DO DIA (Nº 237): O CARTÓRIO

TABELIÃO. O “tabelião” é um oficial público que tem a “função de preparar ou autenticar documentos, escrituras públicas ou registros”. E qual o plural de tabelião: “tabeliães” ou “tabeliões”? Resposta: tabeliães. Quanto ao feminino de “tabelião”, existem duas formas: tabelioa e tabeliã.  No dia a dia, percebe-se uma preferência pela palavra “tabeliã”.

FILIPE. Antes de ir a um cartório registrar um filho, é importante ficar atento à grafia correta do nome escolhido. Como exemplo, cita-se aqui o nome “Filipe”. Rigorosamente, esse nome se escreve com sílaba inicial “Fi”, e não “Fe”. Vale dizer que “Filipe” vem do grego “Phílippos” (“philos” + “hippos” = amigo dos cavalos).

RUBRICA. Frequente e diariamente, ouve-se esta pronúncia: /rúbrica/ (com a vogal tônica “u”). Essa equivocada pronúncia induz à disseminação desse desvio da norma culta. Quando se faz uma “assinatura abreviada” num contrato, por exemplo, faz-se uma “ruBRIca” (com a vogal tônica “i” e sem acento agudo). Vale revisar: Não se diz “rúbrica”; diz-se “rubrica”.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.