POVO/POPULAÇÃO. Embora os vocábulos “população” e “povo” sejam considerados “sinônimos”, eles são empregados em contextos diferentes. A palavra “população” refere-se a um “conjunto de habitantes” (Exemplo: Parte da população da cidade ficou desabrigada.). Quanto ao termo “povo”, ele refere-se a um “conjunto de cidadãos” (Exemplo: É preciso que o povo vote conscientemente.).
NACIONALIDADE. Durante o preenchimento de um formulário em que conste a “nacionalidade”, o leitor deve escrever “brasileiro” ou “brasileira”? Nesse caso, ocorrerá o registro de acordo com o sexo da pessoa. Para entender melhor essa afirmação, que se pense nesta pergunta: Quanto à nacionalidade, o que você é? Resposta: Eu, Pedro, sou brasileiro; eu, Iracema, brasileira.
IMPOSTO/TAXA. É importante dizer que “taxa” (com “x’) e “imposto” são tributos. Quanto a conceitos, esses dois termos têm diferença de sentido. Paga-se, por exemplo, taxa de iluminação pública para que haja iluminação pública (Há uma contrapartida específica.). E se paga, por exemplo, imposto de renda porque se tem renda (Não há uma contrapartida específica.).