DICA DO DIA (Nº 308): A CARNE

PORCA. Quando se pensa na carne de porco, pode-se pensar nesta dúvida: Qual o nome correto da “peça de metal perfurada com rosca interna que atarraxa na extremidade de um parafuso”? Porca ou polca? Resposta: Porca. E a porca do parafuso tem a ver com a porca do porco? Reposta: Sim. Explica-se: O órgão genital da fêmea do porco apresenta a forma rosqueada; já esse órgão do porco assemelha-se a um parafuso.

REIMOSO. Durante a leitura de “reimoso”, dá-se a impressão de que houve desvio da norma culta por causa da inclusão da letra “i”. Na verdade, quando o leitor ingerir, por exemplo, carne que “faz mal ao organismo”, ele ingerirá uma “carne reimosa”, com “i” mesmo. Os elementos gregos “reima” e “reuma” (Exemplo: reumatismo) são formas variantes (com as grafias diferentes e com o mesmo sentido) e corretas.

ROLÊ/RULÊ. Leitor, você gosta de bife “rulê” ou de bife “rolê”? No mundo gramatical, caso goste de “bife recheado preso por palitos”, espera-se que você goste de “bife rolê” (com a sílaba “ro”). Quanto à “gola que envolve o pescoço”, o nome dela é gola “rulê”. Já para nomear um “curto passeio”, que se fale e se escreva “rolé” (com acento agudo na última vogal).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.