DICA DO DIA (Nº 61): O MÉDICO

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA. Qual a diferença entre urgência e emergência? O segundo estado (a emergência) apresenta “ameaça imediata para a vida do paciente”. Já o primeiro estado (a urgência) é uma “ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência”.

AFERIR/AUFERIR. Com a sílaba inicial “au”, a palavra “auferir” quer dizer “obter” (Exemplo: A empresa de João não auferiu lucro em 2023.). Com a sílaba “a”, o vocábulo “aferir” significa “medir” ou “averiguar, conferir” (Exemplo: O médico aferiu a pressão de Carlos na última semana.).

A/AO PERSISTIREM. Na parte final de alguns anúncios de remédios, encontram-se as seguintes construções frasais: 1. A persistirem os sintomas, procure um médico. 2. Ao persistirem os sintomas, procure um médico. Na primeira frase (A persistirem…), sugerem-se “condição” e “dúvida” (Se persistirem…). Na segunda frase (Ao persistirem…), indicam-se “tempo” e “certeza” (Os sintomas vão persistir.). Assim, que se exclua a segunda frase.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.