BOM-DIA/BOM DIA. Apesar de estranhar a palavra composta “bom-dia” (com hífen), ela existe e tem o seguinte sentido: “Nome do cumprimento que se dirige a alguém” (Exemplo: Paulo ainda não me deu sequer um bom-dia.). Sem hífen, usa-se a expressão “bom dia” a fim de cumprimentar alguém (Exemplo: Bom dia, Paulo!). Essas dicas valem também para “boa-tarde”, “boa tarde”, “boa-noite” e “boa noite”.
OBRIGADO/OBRIGADA. Que toda mulher agradeça corretamente e diga: Obrigada! Que duas ou mais mulheres exclamem: Obrigadas! Elas não podem se esquecer da sílaba “da” nessa forma de agradecimento. Já o homem diz “obrigado” (com a sílaba “do”); dois ou mais homens, “obrigados”. Evidentemente que, em vez de “obrigado(a)”, podem-se usar “grato(a)” e “agradecido(a)”.
BEM-VINDO. Pode-se escrever “Benvindo”? Escreva-se “Benvindo” quando se referir a um nome de pessoa. No sentido de “bem recebido(a)”, “bem acolhido(a)”, grafe-se “bem-vindo(a)”. Deve-se observar que, em “bem-vindo” e em “bem-vinda”, ocorrerá flexão de gênero e de número (Exemplo: Bem-vindos!).