DICA DO DIA (Nº 75): O CABELEIREIRO

PENTEAR.  Deve-se dizer “penteio” ou “pentio”? Resposta: Penteio. Vejam-se algumas flexões do verbo pentear: penteio, penteia, penteamos, penteiam. É importante lembrar também o emprego o verbo “maquiar”. Afinal, as mulheres se maquiam ou se maqueiam? Resposta: Elas se maquiam. Assim, “pentio” e “maqueiam” não existem na língua portuguesa.

MECHA. Às vezes, alguns usuários da língua portuguesa confundem “mecha” com “mexa”. A palavra “mecha” (com “e” aberto) quer dizer “feixe de cabelos”. Já o vocábulo “mexa” (com “e” fechado) é o verbo mexer flexionado (que eu mexa, que ele/ela mexa). Geralmente, depois da sílaba inicial “me”, usa-se “x”, como mexerica e mexilhão. Mecha, com o sentido de madeixa, é uma exceção dessa regra.

RAPAR. No salão, um homem pode pedir que se rape ou se raspe a barba dele? Quando os cabeleireiros pensarem em barba, bigode e cabelos,  que se lembrem de que poderão “rapá-los”, isto é, cortá-los até a raiz. O termo “raspar” tem o sentido de “lixar, desbastar, tocar” (Exemplos: raspar a porta; raspar a trave).

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.