DICA DO DIA (Nº 96): A PÁSCOA

PÁSCOA. Geralmente ocorrem dúvidas quando se pensa no uso de letras maiúsculas e minúsculas. No caso da palavra “Páscoa”, a dúvida é facilmente esclarecida. Isso porque o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) indica a grafia com inicial maiúscula para datas comemorativas e para nomes de festas religiosas (Exemplo: Páscoa).

CRUCIFICAÇÃO/CRUCIFIXÃO. Como se sabe, o vocábulo “crucificação” quer dizer “ato ou efeito de crucificar (pregar na cruz)”. Com o mesmo sentido, existe ainda a forma variante (e correta) “crucifixão”. A forma “crucificação” é mais recente; já “crucifixão”, mais primitiva. Diante desses dois vocábulos, recomenda-se aqui o termo mais usual: crucificação.

JERUSALÉM. Em 1950, Jerusalém tornou-se a capital de Israel. Ela é a maior cidade de Israel. Pergunta-se: Quem nasce em Jerusalém é “jerusalemense” ou “jerusalemita”? Resposta: Quem nasce em Jerusalém é “hierosolimitano” ou “hierosolimita”. Por curiosidade, que se lembre de que o elemento “hiero” significa “sagrado”.

João Jerry Tononi
Coordenador de provas seletivas com serviços prestados para o Cespe/Cebraspe, a Vunesp e a FGV. Autor de livros, comentarista da Jovem Pan News e consultor.