Criança aprende a tocar violão
Criança aprende a tocar violão. Foto: Freepik

A música está para além da arte e do entretenimento quando é percebida e explorada como um poderoso veículo de aprendizagem.

No contexto da educação básica, a relação da música com disciplinas como Matemática e Física acontece de maneira imediata, são muitas as oportunidades de associação desses conteúdos com a estruturação musical. 

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Porém, outras disciplinas aparentemente distantes como a Biologia, por exemplo, desafiam o fato de que a música é um elemento quase onipresente em todas as matérias do ensino escolar. 

Mas como a música está associada à Biologia? 

Esta fascinante relação começa na Física, com a formação dos sons que são emitidos pela voz e pelos instrumentos musicais.

Esses sons se deslocam pelo ar como ondas sonoras até alcançar os nossos ouvidos, mas a sua percepção e audição só acontece no nível biológico. 

O simples ato de ouvir música é na verdade um complexo sistema biológico que transforma ondas sonoras em sinais elétricos.

Quando um som alcança o ouvido externo, ele segue por um canal auditivo até atingir o tímpano.

A vibração dessa membrana é transmitida através dos ossículos do ouvido médio até a cóclea no ouvido interno, onde as vibrações são transformadas em sinais elétricos.

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Esses impulsos são enviados ao cérebro, mais especificamente ao córtex auditivo, onde o som é finalmente percebido como música.

No entanto, a jornada da música não termina na sua percepção auditiva, mas no estímulo de uma extraordinária gama de processos cognitivos e emocionais.

Música pode influenciar tudo

Estudos mostram que a música pode influenciar tudo, desde nossas emoções até nossa capacidade de foco. Ela ativa diversas áreas do cérebro, incluindo aquelas responsáveis pela memória, atenção e controle motor.  

No curso ‘Music as Biology: What We Like to Hear and Why’ (Música como Biologia: O Que Gostamos de Ouvir e Por Quê) oferecido pela Duke University, o professor Dale Purves apresenta uma perspectiva única que sugere que as preferências musicais são baseadas em sons do ambiente natural que foram importantes para a sobrevivência humana ao longo da evolução. 

Purves faz uma análise aprofundada de como os princípios biológicos influenciam nosso gosto musical, usando uma mistura de neurociência, psicologia e teoria evolutiva para explicar a universalidade e a importância cultural da música.

Também são discutidas teorias sobre como a música pode ter desempenhado um papel na evolução humana, potencialmente influenciando a socialização e a comunicação entre os primeiros seres humanos.

Música potencializa o aprendizado

A música, quando integrada à educação, potencializa o aprendizado, promove o desenvolvimento cognitivo e emocional e prepara os estudantes para um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Para um educador atento, conhecer a sua estrutura é ter acesso a um imenso recurso de associações interdisciplinares em conteúdos improváveis, assunto explorado no artigo “A Música como ferramenta interdisciplinar no Ensino Básico”.