O retorno às aulas não é apenas um momento de reencontro com a rotina escolar, mas também um período cheio de expectativas e desafios, especialmente para as crianças, incluindo aquelas com deficiência.
Para muitas crianças, a volta às salas de aula significa explorar um mundo novo. Os espaços vibrantes, os materiais educativos diversificados e as áreas de recreação oferecem oportunidades únicas para o aprendizado e o crescimento. Nos primeiros dias, as crianças começam a formar laços com colegas e professores, criando uma atmosfera de confiança e apoio mútuo que é essencial para seu desenvolvimento emocional e social.
Contudo, esse período de adaptação também pode apresentar desafios. Alguns pequenos podem enfrentar ansiedade pela separação dos pais, enquanto outros podem ter dificuldades para se encaixar e seguir as rotinas estabelecidas.
Para crianças com deficiência, esses desafios podem ser ainda maiores. De acordo com a legislação brasileira (Lei 13.146/2015), a deficiência é definida como um impedimento de longo prazo que pode dificultar a participação plena na sociedade, quando em interação com barreiras. A lei garante o direito à educação inclusiva em todos os níveis e ao longo da vida, visando o máximo desenvolvimento possível de suas habilidades, segundo suas necessidades específicas.
No ambiente escolar, alguns direitos fundamentais para crianças com deficiência incluem a oferta de ensino de Libras, Sistema Braille e uso de tecnologia assistiva, além do suporte de professores especializados e profissionais de apoio. É importante ressaltar que a recusa de matrícula para alunos com deficiência acarreta sanções penais e administrativas, conforme estabelecido pela lei, garantindo a igualdade de acesso à educação para todos.