Deficiência auditiva

USP publica e-book sobre Plano Educacional Individualizado para alunos com deficiência auditiva

E-book da USP é resultado de um trabalho de pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação

Criança em consulta de fono
Pediatrician doing ear exam of baby girl - Crédito: Freepik

O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP lançou o e-book “Plano Educacional Individualizado para Escolares com Deficiência Auditiva: Usuários de Tecnologia Assistiva”. O material, desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Juliane de Oliveira Marani, contou com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, servidores técnicos da Clínica de Fonoaudiologia e orientação das professoras coordenadoras do Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia FEducacional (LAAAE): Adriane Lima Mortari Moret, Regina Tangerino de Souza Jacob e Natália Barreto Frederigue Lopes.

Com 51 páginas, o e-book reúne informações e diretrizes para profissionais da educação e da saúde que atuam na inclusão de estudantes com deficiência auditiva. Entre os tópicos abordados, o material apresenta:

  • – Papel do fonoaudiólogo na inclusão escolar: orientações sobre o monitoramento do uso de dispositivos auditivos e recomendações para a acústica das salas de aula.
  • – Direitos dos alunos com deficiência auditiva: panorama das legislações e diretrizes que garantem o acesso à educação inclusiva.
  • – Plano Educacional Individualizado (PEI): guia para a estruturação e implementação do plano de ensino adaptado às necessidades específicas dos alunos.
  • – Orientações para professores e famílias: recomendações para tornar o ambiente escolar mais acessível.

Regina Tangerino de Souza Jacob, coautora do e-book, informou em entrevista ao Jornal da USP que a necessidade do material foi identificada em atividades acadêmicas e profissionais, como os estágios em Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva, nos quais alunos realizam atendimentos na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e acompanham estudantes com deficiência auditiva nas escolas. Ela também apontou que o curso on-line “Ouvir Bem para Aprender Bem: Tecnologias de acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva”, oferecido pela USP, demonstrou a demanda por orientações na área, tendo capacitado cerca de 1.000 professores.

O e-book inclui, ainda, orientações sobre o uso de tecnologias assistivas, como sistemas de microfone remoto, e sugestões para aprimorar a acústica das salas de aula. O material é direcionado a fonoaudiólogos, educadores, gestores escolares, pais, responsáveis e pesquisadores interessados em estratégias de inclusão educacional.

A versão digital do e-book está disponível para download gratuito, permitindo a reprodução parcial ou total mediante a devida citação da fonte e da autoria, sendo vedado seu uso para fins comerciais.

Feapaes-ES
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência