A Catedral Metropolitana de Vitória recebe, em comemoração ao aniversário da capital, um show de luzes contando a história da cidade, da igreja e da arquitetura do local. A projeção segue até o dia 11 de setembro.
Além das luzes, a Festa de Nossa Senhora da Vitória, que está em sua 471ª edição, e que teve início na última quinta-feira (1º), conta com festejos, que seguem até a próxima quinta-feira (8), contando também com atrações culturais, em parceria da Arquidiocese de Vitória com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) da prefeitura do município.
Nas projeções também serão feitas homenagens aos arcebispos de Vitória: Dom João Batista da Mota e Albuquerque (1958-1984), Dom Silvestre Luís Scandián (1984- 2004) e Dom Luiz Mancilha Vilela (2004- 2018), Arcebispo Emérito falecido recentemente.
Em seguida, o roteiro conta a história da cidade pela ótica das mulheres de destaque para a capital como Santa Luzia (a catedral tem a relíquia da santa), irmã Carolina Rody (que está em processo de canonização), Maria Carmelia, Luiza Grinalda, Maria Ortiz, bem como as desfiadeiras, paneleiras e artistas capixabas da contemporaneidade.
Os vitrais da Catedral, alguns pontos turísticos da cidade e pontos de atração como as baleias Jubarte e tartarugas do litoral capixaba também serão exibidos. As projeções são parte das comemorações do aniversário da cidade e da Festa de Nossa Senhora da Vitória.
Dias e horários das projeções de luz
– Dias 05 e 06 (segunda e terça-feira):
Horários: 19h30, 20h30 e 21h.
– Dias 07 a 11 (quarta-feira a domingo):
Horários: 19h30, 20h, 20h30 e 21h.
Muito além das projeções
Além das projeções, segundo informações da Prefeitura de Vitória, nesta segunda-feira (5), o momento de celebração e reflexão será no interior da Catedral, às 19h30, com a Orquestra Camerata Sesi. O grupo apresentará “As 4 estações de Vivaldi” sob a regência do maestro Dennys Serafim.
Finalizando as apresentações culturais, na terça-feira (6), a orquestra Sonatha se apresenta às 19h30 sob a regência do maestro Harilton Nathanailidis. A programação religiosa seguirá nos dias 7 e 8.
Confira a programação cultural:
– Segunda-feira – 05/09:
19h30 – Orquestra Camerata Sesi com a apresentação “As 4 estações de Vivaldi” sob regência do maestro Dennys Serafim.
– Terça-feira – 06/09:
19h30 – Orquestra Sonatha sob a regência do maestro Harilton Nathanailidis