Na última terça-feira, dia 28, Shakira anunciou em uma coletiva de imprensa no estádio do clube espanhol Barcelona, o Camp Nou, que ela e sua Fundação Pies Descalzos irão construir em parceria com o clube do marido Gerard Piqué e do banco La Caixa uma escola em um bairro pobre de Barranquilla, cidade natal da cantora colombiana.
Durante a apresentação, Shakira enumerou os diversos feitos que a fundação já realizou ao longo dos anos em Barraquilla e que a escola chegará para incentivar ainda mais o investimento em educação no país: – Quando começamos a construir escolas na Colômbia há 20 anos, escolhemos áreas remotas, onde não havia nada – nem infraestrutura, ruas ou água potável. Construímos colégios onde o governo não estava presente, onde milhares de crianças não tinham acesso à educação. A transformação foi imediata – trabalhos foram criados, a má nutrição diminuiu e os estudantes começaram a responder academicamente. O investimento na educação, quando funciona, é a melhor estratégia para erradicar a pobreza.
A escola que ficará no bairro El Bosque com outras seis instituições já presentes, irá começar a funcionar dentro de dois anos, após uma contribuição inicial do Barcelona e do banco La Caixa de um milhão e 200 mil euros, aproximadamente quatro milhões de reais. Além disso, ela será financiada e controlada pelo governo.
– Obrigada ao Barça por termos conseguido construir quadras de futebol em Barraquilla e em Cartagena. Eu nascei em uma Colômbia em conflito e ver como essas vidas estão se transformando ao invés de ficarem presas pelo ciclo da pobreza nos mostra que existe uma solução possível, finalizou a cantora, que recentemente causou polêmica por não querer ir ao casamento de Lionel Messi, também do Barcelona.