Entretenimento e Cultura

Empresas encaram polêmica e fazem propagandas com casais gays no Dia dos Namorados

Com propagandas que fogem das convencionais à data, empresas do Espírito Santo e do mundo se posicionam diante de temas polêmicas que estão em discussão

Posicionamento à diversidade começa a fazer parte da estratégia das marcas Foto: Reprodução

O objetivo é simples: abraçar todos os públicos, independente do gênero, cor, credo, religião ou orientação sexual. E pensando assim, várias empresas do mercado adotaram uma postura mais amigável e lançaram campanhas publicitárias para o Dia dos Namorados apoiando a diversidade de casais existentes, sejam eles hétero ou homossexuais.

A iniciativa é vista de forma positiva por grande parte dos internautas, mas visto com certa resistência por outra parcela. Recentemente, uma propaganda do Boticário feita especialmente para comemorar o Dia dos Namorados levantou um grande alvoroço nas redes sociais. A atitude, entretanto, não é inédita.

Tem sido cada vez mais comum empresas e marcas se posicionarem a favor da diversidade. Diana Pádua, responsável pelo marketing digital de uma empresa que fez um dos anúncios especiais apoiando a diversidade no Dia dos Namorados, acredita que é importante abordar todos os casais, independente da orientação sexual. “É uma questão de respeito a diversidade, de respeito ao público. Nós vendemos para todas as pessoas. As marcam são importantes para isso, marcas querem conversar com todo mundo. Faz parte da conscientização da sociedade”. Ela acredita que o apoio a diversidade é uma bandeira da empresa.

“O tema está em evidência, está em discussão. É uma luta que as empresas vão ter que posicionar cada vez mais. E eu acho que não tem volta, essa conscientização da sociedade está sendo cobrada. O Marketing e a Comunicação deixam de ser um produto para levantar bandeiras e mostrar que estamos juntos com a sociedade”.

O Boticário

A campanha feita pela empresa de perfumes teve grande repercussão nas redes sociais. No YouTube, o vídeo já teve mais de 3,5 milhões de visualizações e conta com mais de 380 mil curtidas. Entretanto, não é unanimidade. Mais de 190 mil pessoas reprovaram o conteúdo veiculado. Entre os insatisfeitos, está o pastor Silas Malafaia, que propôs um boicote à marca.

Veja algumas das empresas/marcas que se posicionaram a favor da diversidade de casais:

CORREIOS

Foto: Reprodução/Facebook

ITAÚ

Foto: Reprodução/Twitter

MELISSA

Foto: Reprodução/Instagram

OREO

Foto: Reprodução/Facebook

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Foto: Reprodução/Facebook

PREFEITURA DE VITÓRIA

Foto: Reprodução/Instagram

REFRIGERANTES COROA

Foto: Reprodução/Facebook

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

Foto: Reprodução/Facebook