Entretenimento e Cultura

Encontro de Chorinhos e Chorões vai movimentar o Morro dos Alagoanos, em Vitória

Segundo o idealizador do evento, as últimas edições do evento atraíram público superior a sete mil pessoas, contou com apresentação de 80 músicos

Projeto Samba de Quintal é uma das atrações do evento Foto: Divulgação

No Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha, vai acontecer a 12ª edição do Encontro de Chorinhos e Chorões, no Morro dos Alagoanos, em Vitória. A festa, comandada pelo ativista cultural Raimundo de Oliveira, deve reunir cerca de mil pessoas. A entrada é gratuita.

Para animar o público foram escalados os grupos “Carne de gato”, “Projeto Samba de Quintal” e “Regional Harmonia”. “Essa já é uma festa tradicional e o público sempre prestigia. Esse ano vamos comemorar em um dia de semana, mas com certeza a animação será a mesma”, declara Raimundo de Oliveira.

O ativista cultural declara com orgulho que Vitória é uma das poucas cidades brasileiras que celebram o dia do choro e talvez a única a comemorar na data exata.

Homenagem

A 12ª edição do Encontro de Chorinhos e Chorões também homenagear o compositor e instrumentista Abel Ferreira, que completaria 100 anos em 2015. Autor de canções como “Chorando baixinho” e “De saudade em saudade”, o clarinetista e saxofonista mineiro iniciou sua carreira tocando em rádios de Belo Horizonte e São Paulo e em bandas no interior de Minas Gerais. No Rio de Janeiro integrou a orquestra do Cassino da Urca. Quatro anos depois formou seu próprio conjunto, que acompanhou estrelas do rádio como Francisco Alves, Orlando Silva, Marlene e Emilinha Borba. Na década de 50 viajou pelo Brasil e pela Europa, em excursão para divulgação da música brasileira que resultou no LP “Os Brasileiros na Europa”. Seu estilo de tocar original e marcado pelo improviso criou o que ficou conhecido como “escola brasileira de sopro”, sendo herdeiro estilístico de Pixinguinha.

Curiosidades

O Encontro de Chorinhos e Chorões já foi prestigiado por personalidades como Ataulfo Alves Junior, filho do cantor Ataufo Alves, Elena Bittencourt, filha de Jacob do Bandolin e do cavaquinista, compositor e arranjador brasileiro Henrique Leal Cazes.

Segundo o idealizador do evento, senhor Raimundo, as últimas edições do evento atraíram público superior a sete mil pessoas, contou com apresentação de 80 músicos (em todas as edições sempre músicos do Morro dos Alagoanos fizeram parte da programação artística), cerca de 15 famílias prepararam alimentos e venderam produtos para os espectadores e artesãos do próprio bairro fizeram as camisas do evento e venderam souvenires e artesanato.

SERVIÇO

12ª edição do Encontro de Chorinhos e Chorões

Quando: 23 de abril (quinta-feira), a partir das 20 h
Onde: Praça Antônio Trajano dos Santos – Morro dos Alagoanos – Vitória/ES
Atrações: grupos Carne de Gato, Projeto Samba de Quintal e Regional Harmonia
Entrada gratuita