Canetada dos executivos para fechar o acordo oficial nesta segunda (9) envolve Band e Record News; estúdios do novo SBT estão lacrados após investimento milionário
Já está cravado: o SBT deixará a TV Tribuna e, no Espírito Santo, passará a ser rede da TV Sim, como a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, já noticiou em primeira mão ainda em 2023.
Este colunista apurou na manhã desta terça-feira (10) que o acordo entre as partes foi sacramentado nesta segunda (9). O anúncio deve partir da emissora de Silvio Santos, mas só deve ser feito nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM: Brilho de Natal de Fundão: aposentado decora casa com 600 m de pisca-pisca para visitação gratuita
Assim, a partir de 1º de janeiro, o SBT no Estado já fica sendo TV Sim.
LEIA TAMBÉM: Horóscopo semanal: Márcia Fernandes faz previsão para signos até 15 de dezembro
Os estúdios do novo SBT, diga-se de passagem, já estão prontos desde mais ou menos junho deste ano, quando o dono do Grupo Sim – lê-se Rui Baromeu – já estava convicto de que conseguiria a canetada para ser ele escolhido o novo parceiro de Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, no Estado. Amigo e sócio de Ratinho, Rui tratou parte do business, inclusive, com o diretor de Afiliadas do SBT, Daniel Abravanel, que desde o início ficou atraído a entregar o sinal do Baú no Espírito Santo ao empresário que, convenhamos, já estava praticamente “em casa”.
LEIA TAMBÉM: Fafy Siqueira vai cantar Roberto Carlos em espetáculo gratuito na Serra
Todo o aparelho físico dos estúdios, no entanto, é mantido quase que lacrado no “prédio da Vivo”, como é conhecido o imóvel que abrigará as instalações da TV Sim. Funcionários que hoje trabalham no grupo não podem fotografar nem as paredes e tudo é mantido a sete chaves para uma suposta grande inauguração para quando a transmissão for anunciada.
LEIA TAMBÉM: Prédio de R$ 15 milhões, Ratinho e empresário do ES: o que está em jogo após SBT deixar TV Tribuna
ENTENDA TODAS AS MUDANÇAS DO SBT
Nesse troca-troca, Band e Record News no Estado também sofrem mudanças.
A mudança de sinais é complexa, mas dá para entender. A Coluna Pedro Permuy, que também não dorme no ponto, explica: sem SBT, Tribuna passa a ser praça da Band. Perdendo a Band, a TV Capixaba (que hoje retransmite o sinal) passa a atuar como Record News (que hoje é o Grupo Sim de Baromeu que detém os direitos). Toda a movimentação faz parte do mesmo acordo que, apesar de envolver vários canais, é quase que totalmente orquestrado pela emissora do Grupo João Santos.
QUAL CANAL É QUAL
Na prática, fica: canal 6.1 com a nossa TV Vitória/Record; 7.1, TV Tribuna/Band; 8.1, da TV Sim/SBT; e 10.1, TV Capixaba/Record News.
LEIA TAMBÉM: SBT expõe fraude bilionária envolvendo grupo dono de afiliada do ES
A Tribuna negociar a Band no Espírito Santo foi facilitada por um agente importante: em Pernambuco, estado sede do Grupo João Santos, eles já são parceiros da emissora.
Segundo apuração do Folha Vitória, foi da Rede Tribuna a decisão de romper o contrato com o SBT.