Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta do negro contra a escravidão. Por isso, a gente traz uma dica de dois livros lindos que tratam desse tema tão importante. Eles são “Ei, você! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro” e “Tayó em quadrinhos”.
O livro “Ei, você!…” do escritor e ilustrador britânico com raízes nigerianas Dapo Adeola é uma carta carinhosa às novas gerações que busca inspirá-las positivamente a reconhecer seu valor, sua importância e sua beleza. O livro é realmente emocionante. A atriz Taís Araújo, que participa com um texto na contracapa, diz que esse é o livro que ela amaria ter lido quando criança. Nesse projeto, o autor convidou vários outros ilustradores negros para contribuir com as ilustrações simbolizando a diversidade e a riqueza do povo negro.
Já o livro “Tayó em quadrinhos” da escritora e Pedagoga Kiusam de Oliveira conta as aventuras de Tayó, uma menina animada, criativa e que adora brincar e aprender. Ao lado de seu amigo Kayodê, ela nos apresenta parte de seu mundo e de suas reflexões sobre racismo, ancestralidade, machismo e como questionar atitudes que não são legais. Esse é o segundo livro da personagem, criada em 2013, e que conta com as coloridas e divertidas ilustrações da artista carioca Amora Moreira.
Tayó é norte inspirador da Batalha da Brasilândia que acontece hoje.
A Batalha da Brasilândia é uma manifestação artística-cultural fundada em 2019, por um coletivo de jovens da zona norte de São Paulo, que engloba os elementos da cultura hip hop, através dos duelos de rima, visando oferecer entretenimento gratuito, principalmente, ao público jovem periférico, além de propor o desenvolvimento do raciocínio crítico, promover debates sociais, assegurar o direito à liberdade de expressão e fomentar a cultura local.
No lugar das tradicionais “batalhas de sangue” – como são chamadas os duelos de rimas em que não há temas pré-definidos – serão os temas que aparecem no livro o mote da competição, a partir de assuntos chave para o Dia da Consciência Negra, como racismo estrutural, machismo, ancestralidade, autoestima das crianças negras, representatividade, entre outros.
Madrinha da Batalha da Brasilândia deste ano, Kiusam aceitou o convite, feito pelos próprios organizadores do evento, de apresentar a obra durante a batalha, que acontece na Casa de Cultura da Brasilândia. Desde que se tornou madrinha da disputa, em setembro de 2021, Kiusam propôs que uma das batalhas ao mês fosse temática, em torno de pautas ligadas aos Direitos Humanos.
“Eu sempre acreditei nos jovens, eu sempre acreditei em processos coletivos, eu sempre acreditei na educação e na cultura em processos educativos. A educação é muito mais do que aquela que ocorre dentro de uma escola, nos muros fechados de uma escola”, defende a escritora.
Hoje, cada edição semanal tem mobilizado aproximadamente 5 mil espectadores, que acompanham as atividades por meio das redes sociais e presencialmente, conforme condições climáticas e sanitárias decorrentes da pandemia.
Serviço:
EI, VOCÊ! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro
Texto: Dapo Adeola.
Tradução: Stefano Volp.
Ilustração: Vários.
Páginas: 56.
Formato: 20 X 27 cm.
Selo: Companhia das Letrinhas.
Tayó em quadrinhos
Texto: Kiusam de Oliveira.
Ilustração: Amora Moreira.
Formato:21 x 24 cm.
Selo: Companhia das Letrinhas.
Idade recomendada: A partir de 5 anos.
Batalha da Brasilândia
Quando: Dia 20 de novembro de 2021.
Horário: 13h às 17h.
Onde: Casa de Cultura Brasilândia – Praça Benedicto Carvalheira, Brasilândia, São Paulo (SP).