Entretenimento

Editora e gráfica capixabas entram em campanha de doação de livros infantis e juvenis para o Rio Grande do Sul

Editora e gráfica capixabas entram em campanha de doação de livros infantis e juvenis para o Rio Grande do Sul

Oi, meus queridos leitores! Hoje nós vamos conversar sobre um assunto muito triste, que é o impacto da crise climática no Rio Grande do Sul na educação das crianças e adolescentes! E no seu direito à diversão e à fruição de um livro, por exemplo!

Considerado um desastre climático de grandes proporções – as chuvas e enchentes extremas no Rio Grande do Sul, que tem afetado 2,1 milhões de pessoas, não só causando mortes, como deixando ao menos 88 mil desabrigados – a tragédia tem impactado especialmente as crianças e os adolescentes.

Ao nos depararmos com a convocatória do escritor gaúcho Eliandro Rocha, para estabelecer pontes de apoio na coleta de livros em todo o território nacional, visando a doação para abastecer as bibliotecas escolares gaúchas, decidimos apoiar essa causa no Espírito Santo.
Por meio da nossa editora de livros infantis e juvenis, a Muqueca Editorial, eu e o escritor e ilustrador Ilvan Filho, idealizadores também do Blog Folhinha Kids, estamos iniciando a campanha no estado. Demos início às divulgações em redes sociais e articulamos com a Gráfica e Editora GSA para ser o primeiro Ponto de Coleta.

O escritor gaúcho Eliandro Rocha.

O empresário do ramo gráfico, Bruno Tavares, da Gráfica GSA foi convidado pela equipe da Muqueca Editorial e aceitou receber a primeira leva de contribuições, a fim de ajudar a causa da arrecadação de livros infantis e juvenis para abastecer as bibliotecas de escolas do Rio Grande do Sul.

Segundo o escritor Eliandro, “a campanha visa criar pontes com outros estados brasileiros”, a fim de conseguir efetivar o que ele denomina de “a maior campanha de reconstrução de acervo literário da história”. E ele justifica a importância dessa união em prol das bibliotecas gaúchas, em face a uma destruição devastadora do acervo literário escolar da rede estadual e municipal.

Segundo dados fornecidos pelo projeto A Ponte, somente na rede estadual de ensino, foram 1044 escolas totalmente submersas pelas águas. O projeto A Ponte está apurando a devastação nas escolas municipais, e já tem conseguido apoio por meio das doações para suplantar as perdas das bibliotecas de alguns municípios. O projeto é uma iniciativa do escritor gaúcho, em parceria com a produtora Luminna e com a Câmara Rio Grandense do Livro.
Nesse momento, aqui no Espírito Santo, estamos buscando mais divulgação e apoio logístico para o transporte do acervo doado até o Ponto de Coleta em Belo Horizonte, para então fazer com que os livros cheguem às escolas do Rio Grande do Sul. Estamos nos unindo a outros grupos de apoio ao Rio Grande do Sul.

A campanha “A Ponte – doe livros para a reconstrução das Bibliotecas Escolares Gaúchas, está com o primeiro Ponto de Coleta no Espírito Santo na Gráfica GSA. Endereço: Rua Pedro Botti, 81 – Consolação, Vitória – ES, 29045-453, Telefone: (27) 3232-1266.