Entretenimento

Escola estuda a Indústria Criativa da Amazônia

Escola estuda a Indústria Criativa da Amazônia

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 do Colégio Evolução, situado em Vitória, em seu estudo sobre a cultura e o folclore brasileiro pesquisou de forma aprofundada o simbolismo dos bois de Parintins, da Amazônia. Nesse mês de novembro, mês em que se celebra o Dia Nacional da Cultura, no dia 5, remontar os festejos do Festival Folclórico de Parintins torna-se crucial, sobretudo no aspecto econômico, e no âmbito das tradições.

No trabalho os alunos estudaram a origem da festa, a manifestação cultural e os ritmos da Amazônia. Também aprenderam a respeito do reconhecimento Nacional e Internacional, já que ficaram sabendo que o Festival de Parintins foi instituído como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), portanto com valor artístico, cultural e como empreendimento que alavanca o turismo e postos de trabalho.

Na oportunidade aprenderam sobre Indústria Criativa, já que tomaram conhecimento do valor econômico desse evento cultural. Ficaram sabendo que o festival gera contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região, porque são vendidos muitos artesanatos da região, conferindo visibilidade às singularidades do lugar.

O propósito maior do projeto foi apresentar a história, a cultura e as tradições do Boi-Bumbá de Parintins, destacando sua importância cultural para o Brasil e o mundo. Identificar os patrimônios históricos e culturais brasileiros e discutir as razões culturais, sociais e políticas foi importante para consolidar a premissa de pertencimento nos estudantes.

Os alunos ainda puderam propor melhorias para o evento: foi feito um projeto em maquete, em equipe, e em transversalidade prática, com a disciplina de Tecnologia. Foi elaborada uma iluminação de LED para o Bumbódromo. Foi um trabalho multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Tecnologia, Artes e Português, que atuaram em conjunto. O projeto é um dos concorrentes ao Prêmio Sinepe-ES em Ação.

Ivana Esteves

Colunista

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.