Entretenimento

O brincar terapêutico e sensório

O brincar terapêutico e sensório

Promover a estimulação sensório motora, por meio de dinâmicas lúdicas em um ambiente que proporcione estímulos multissetoriais em crianças com acometimentos neuromotoras assistidas pela Clínica de Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam). Este foi um dos projetos apresentados para concorrer ao Prêmio Sinepe-ES em Ação, nesse ano de 2024, que deu o terceiro lugar para o Projeto de Extensão GAGES, da mesma instituição.

O método é a criação de um ambiente alternativo à clínica, promovendo a transferência precoce das atividades realizadas na clínica para o ambiente externo. O Espaço Terapêutico (Jardim Sensorial + Parque Terapêutico) vem a cada ano ampliando os benefícios vivenciados pelas crianças, as quais recebem um processo intervencionista de forma lúdica, por intermédio do brincar terapêutico, contemplando a interação com a natureza.

No ambiente estão configurados brinquedos e equipamentos, como rampa e escada, utilizados como escorregador. A interação com a família e com outras crianças fazem parte do processo. No jardim as crianças puderam ter um primeiro contato com a grama, o sol e a areia de forma planejada e direcionada a necessidades específicas de cada paciente.

O projeto não foi o único inscrito pela instituição para a premiação. Outros de cunho extensionista entraram na disputa, como: o Projeto Salve sua Pele, Projeto Postura Legal, Projeto Juntos pela Mama, Projeto Mãos que salvam Vidas, sendo o vencedor, contemplado com o terceiro lugar no Prêmio Sinepe-ES em Ação, o Projeto de Extensão Universitária Grupo de Acolhimento a Gestantes (GAGES), uma ação de responsabilidade social que oportuniza à comunidade de gestantes a obtenção de informações de forma assídua, sobre dúvidas envolvendo a gravidez. Além de sanar as dúvidas dessas mulheres em um momento delicado, o projeto promove o acolhimento, a partir de uma equipe multidisciplinar de discentes da IES.