Entretenimento e Cultura

Projeto "Fuscalhaços" volta às ruas de Vitória nesta quinta

Criado em 2022, durante a pandemia da covid-19, ele pretende levar alegria e descontração a 10 comunidades da Capital, por meio de apresentações circenses

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O projeto “Fuscalhaços” retorna às ruas de Vitória a partir desta quinta-feira (16). Criado em 2022, durante a pandemia da covid-19, ele pretende levar alegria e descontração a 10 comunidades da Capital, por meio de apresentações circenses.

A atriz e coordenadora de gestão e produção da Árvore Casa das Artes, Vanessa Darmani, conta que o projeto é para que todos tenham acesso à cultura, independente da região que vivem.

A proposta é gerar acesso à arte para uma camada de pessoas que geralmente não têm oportunidade de assistir a atividades culturais. O fusca leva os equipamentos de circo e também faz o suporte de som mecânico, disse.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Depois de passar por diversos locais da Capital capixaba, o projeto chega agora aos bairros Tabuazeiro, na quinta-feira (16); em Santo Antônio, na sexta-feira (17); em Mário Cypreste, no sábado (18) e no Centro, no Parque Moscoso, no domingo (19).

As apresentações têm em média uma hora de duração, sempre começando próximo a escolas municipais dos bairros, seguindo um roteiro previamente desenhado junto às lideranças comunitárias. A prioridade são ruas com maior movimentação de pessoas e número de habitações.

Cada comunidade conta ainda com um workshop de circo e teatro com mais 1h de duração. Ao final de cada apresentação, acontece uma roda de conversa com o público. Todas as atividades são gratuitas e têm classificação indicativa livre.

De acordo com Vanessa, o grupo percebeu que durante a primeira circulação do Fuscalhaços, as comunidades periféricas quase nunca recebiam espetáculos teatrais ou de circo. 

“A maioria dos bairros periféricos acabam por não serem contemplados por trabalhos artísticos de artistas de nossa cidade, e por consequência também seus moradores não acessam o direito à fruição de arte. Esta ação é para todos e sobretudo para esse público”, conta a atriz.

O grupo Árvore Casa das Artes realizou, em parceria com lideranças dos bairros contemplados, um mapeamento de moradores acamados ou que perderam sua mobilidade. 

LEIA TAMBÉM: Exposição na Casa da Memória, na Prainha, aborda identidade a partir da linguagem artística

Na casa dessas pessoas, o grupo realizou apresentações especiais, para que todos pudessem ter acesso a essa experiência. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Datas e horários

16/05 – quinta-feira

Bairro: Tabuazeiro.
Horário: 19 horas.
Local: Avenida Coronel José Martins Figueiredo nº. 701 (em frente ao Quinturas Lanches).

17/05 – sexta-feira

Bairro: Santo Antônio.
Horário: 19 horas.
Local: Praça Estela Coimbra.

18/05 – sábado

Bairro: Mário Cypreste.
Horário: 16 horas.
Local: Rua Servidão Belarmino Guedes – Praça Luiza Pereira (atrás do Sambão do Povo, mais conhecido como Apertadinho).

19/05 – domingo

Bairro: Centro.
Horário: 11h30.
Local: Parque Moscoso.