Para quem trabalha com internet, que a mensagem automática em canais de comunicação adiantou um tanto o atendimento não é novidade nenhuma. Fato é que essa ferramenta virou um verdadeira polêmica, principalmente entre famosos, que, agora, deram para usar a tática até nas DMs da vida para “darem atenção imediata” aos fãs.
No entanto, do lado de lá, a explicação é plausível. “Virou um canal, especialmente para negócios, ter a ‘mensagem do robô”, diz Sternberg Cherkesian. Ele, que é executivo de gigante da comunicação com sede em São Paulo, ainda fala que as próprias plataformas têm investido em ter esse tipo de artifício para os ajudar na vida dos usuários.
LEIA TAMBÉM: Aos 73, Angela Ro Ro é internada e cancela show. Saiba real estado de saúde!
O WhatsApp, por outro lado, ainda é o que mais usa e abusa dos bots para respostas pré-prontas. A versão business do app pode ser uma das causas desse avanço, sobretudo, para celebridades que possuem empresa ou atendimento por aplicativos de mensagem assim.
LEIA TAMBÉM: Gato! Aos 51 anos, Fábio Assunção volta a estudar e alunos reagem: “Solteiro?”
“Ele é também uma rede social que facilita a interação entre empresas e pessoas. O perfil empresarial, por exemplo, denominado WhatsApp Business, traz ferramentas que são imprescindíveis para uma aproximação maior, o que reverte em vendas e inclusive fidelização por parte dos clientes”, explica o executivo.
“Hoje, por exemplo, é possível negociar com a Europa pelo WhatsApp, apreciando catálogos, sabendo a localização da empresa, e a pessoa estando em algum lugar do Brasil”, revela Sternberg.
LEIA TAMBÉM: Ator capixaba Stênio Garcia faz 91 anos de idade com bolo com ouro e cristais
A tendência é de que outros apps, como as próprias redes sociais, passem a explorar mais esses recursos, inclusive, com a inteligência artificial – outro tópico em alta recente.
“O WhatsApp facilitou muito o fluxo de atendimento dentro da minha empresa, por exemplo. Até porque nos comunicamos com vários países, em fuso-horários distintos, e não podemos deixar nenhum cliente sem respostas. Sem sombras de dúvida, a rede social se tornou um novo e importante canal de negócios para quem deseja desbravar o mundo com seus produtos e serviços”, ainda justifica o empresário, terminando.