Para quem curte gastromomia, já pode se preparar porque quatro festivais já têm data para acontecer no Espírito Santo.
O Festival de Outono, Saborear, Sabores de Boteco e o Festival Gastronômico & Cultural fazem parte do projeto Sabores.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Os eventos serão realizados na região Norte do Espírito Santo nos municípios de Linhares e São Mateus.
O objetivo é estimular não só a economia local, como também a criatividade e a valorização da culinária regional, além de focar nos talentos profissionais que atuam no segmento.
O projeto vai contemplar a realização do Festival de Outono e o Saborear, ambos em Linhares, além do Sabores de Boteco e o Festival Gastronômico & Cultural, que vão movimentar o município de São Mateus.
Leia também: Festival internacional de dança contemporânea chega ao ES
Almejando promover uma experiência exclusiva ao público – de crianças a idosos -, esses festivais proporcionarão aos participantes uma imersão na riqueza gastronômica da região, além de celebrações culturais repletas de música, arte, workshops e tradições locais.
A ideia nasceu a partir do desejo de enaltecer a culinária capixaba e criar eventos que unam pessoas em torno da boa comida e cultura.
“Estamos entusiasmados em trazer esses festivais para Linhares e São Mateus, cidades que possuem um grande potencial para se tornarem destinos gastronômicos e culturais. É também a oportunidade de resgatar a tradição de reunir familiares e amigos em torno da culinária afetiva, vivendo as raízes locais e ativando memórias, sobretudo valorizar e fomentar o empreendedorismo local”, comemora Itagildo Marques, CEO da Marques Produções e co-fundador do Sabores.
Wérliton Machado, Head de Projetos, completa que os eventos não só destacarão pratos típicos e receitas inovadoras, mas também promoverão um espaço para que pequenos produtores e artesãos locais possam exibir seus produtos, fortalecendo a economia regional.
“Queremos que esses festivais sejam uma vitrine para o talento local, mostrando o que temos de melhor para o mundo. Ele é a consequência de um ponto recentemente abordado pelo Ministério do Turismo: mais de 95% dos viajantes internacionais que vêm ao Brasil avaliam positivamente a culinária dos destinos nacionais. A gastronomia segue sendo um dos quesitos que melhor ilustram a rica identidade do nosso país e eventos deste formato só contribuem para que os sabores brasileiros estejam sempre na memória e nos corações mundo afora”.
MAIS SOBRE OS EVENTOS
Festival Gastronômico & Cultural de São Mateus: caracteriza-se por construir conhecimento através do intercâmbio de experiências entre profissionais e empresários da área gastronômica, com mais de 15 empreendedores confirmados.
Leia também: Entrada gratuita: luau terá música ao vivo no Farol Santa Luzia nesta sexta
Realizado em dois momentos: Circuito Gastronômico, bares e restaurantes participantes, de 08 de agosto a 05 de setembro; e Festival, no Parador Internacional, de 06 a 08 de setembro, com ciclo de palestras e workshops, oferta de pratos e petiscos promocionais, além de shows e espaço kids, tudo com entrada gratuita. Esta será a segunda edição do evento.
Saborear Linhares: confirmado para acontecer na segunda quinzena de setembro, o Saborear será uma viagem gastronômica por pratos típicos e novos sabores, trazendo o melhor da culinária local e regional. Acontece no mês de setembro, nos dias 26 a 29, na Praça 22 de Agosto, ponto de encontro dos linharenses.
Sabores de Boteco São Mateus: esse é um evento dedicado aos clássicos de boteco, com mais de 15 empreendedores participantes, que levam dos petiscos mais simples aos pratos mais elaborados, além de shows e atrações infantis. Acontece no mês de novembro, nos dias 14 a 17. no Parador Internacional Guriri.
Festival de Outono Linhares: com uma variedade de apresentações musicais, performances culturais, estandes de artesanato e iniciativas de economia criativa – contemplando apenas os talentos originários de Linhares -, o evento objetiva criar oportunidades para o aprendizado e o intercâmbio de experiências entre a população local e os visitantes. Previsto para acontecer no outono 2025, na Praça 22 de agosto.