Entretenimento e Cultura

Escola Mocidade de Padre Miguel divide título do Carnaval 2017 com Portela

Na quarta-feira de Cinzas a Portela havia sido declara campeã após a abertura dos envelopes com as notas dos jurados para cada escola de samba

Na quarta-feira de Cinzas a Portela havia sido declara campeã Foto: Reprodução/Instagram

Na noite da última quarta-feira, dia 5, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, decidiu dividir o título do Carnaval deste ano entre Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel. Através das redes sociais, a segunda escola já anunciou que também é campeã da folia e comemorou muito.

Na quarta-feira de Cinzas a Portela havia sido declara campeã após a abertura dos envelopes com as notas dos jurados para cada escola de samba. Enquanto a Mocidade viu a possibilidade de recorrer ao título depois que as justificativas dos jurados foram divulgadas e um o julgador Valmil Aleixo alegou ter tirado ponto da comunidade baseado em um documento fornecido errado pela Liesa. Com o décimo perdido sendo reintegrado à nota da escola, ela teria se consagrado campeã do carnaval carioca.

Neste ano, a Mocidade levou à Sapucaí o enredo As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh, uma homenagem ao Marrocos. A agremiação ficou apenas um décimo atrás da Portela, que somou 269,9 pontos. A escola ainda liderava a apuração até o final do penúltimo quesito e caso o julgador tivesse dado nota 10 para a Mocidade, ela empataria a pontuação com a Portela. No querido desempate, de comissão de frente, a Portela perdeu um décimo, somando 29,9 pontos, enquanto a escola de Padre Miguel teve a nota máxima de 30 pontos.

A decisão aconteceu após uma reunião entre a direção da Liesa e dirigentes das agremiações do grupo especial. Sete votaram pelo título compartilhando, enquanto cinco se abstiveram da decisão e apenas uma escola se opôs à medida.