Com as temperaturas lá em cima o corpo pede naturalmente uma alimentação mais refrescante, afinal os dias de calor elevam nossa temperatura corporal e com uma maior transpiração, a desidratação acontece mais rapidamente.
A nutricionista Flávia Yara Ribeiro Lavagnoli, especialista em clínica esportiva e pós graduada em nutrição esportiva funcional, destaca que é necessário priorizar alimentos mais naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos. A nutricionista ainda destaca que é importante em dias quentes, evitar alimentos industrializados e para quem vai pegar uma praia durante a alta estação a dica é levar frutas refrescantes para consumo, como melancia, melão, abacaxi, morango.
Se hidratar também fundamental. Ingerir mais de dois litros de água por dia ajuda na digestão e no bom funcionamento do organismo de modo geral. Além da água, beber bastante líquido, chás, água de coco e sucos naturais vão te ajudar a manter o foco e a saúde.
Quem for consumir aqueles drinks na praia praia, a nutricionista indica na aposta nas bebidas que misturam com fruta, sucos ou água de coco. Caso for beber, não exagere e evite bebidas energéticas por conta do alto índice de sódio. Lembrando que durante o consumo de bebida alcoólica, é fundamental que a pessoa também beba água para evitar a desidratação e mal funcionamento do fígado. De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) os brasileiros consomem cerca de 18,5 litros de álcool puro por ano, sendo, portanto, o quarto país que mais consome álcool das Américas. A nutricionista encerra falando sobre a consciência do equilíbrio. É possível aproveitar o verão, mas sempre, com moderação.